Técnicos da Sema são capacitados para utilizar Atlas Digital

Meio Ambiente
08/11/2013 18h12

A Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) iniciou o mês de novembro com um curso de capacitação sobre a utilização do atlas digital de Sergipe elaborado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e Superintendência de Recursos Hídricos do Estado (SRH). 

A capacitação foi ministrada pelo servidor da superintendência do SRH, professor João Carlos Santos da Rocha. O professor explicou o funcionamento dos aplicativos e como utilizar o georreferenciamento em atividades fiscalizadoras e licenciadoras da Sema.

"O atlas é importante porque oferece informações necessárias para otimização do trabalho da Sema e de qualquer secretaria. Por meio dele será possível obter coordenadas geográficas que irão identificar áreas licenciadas e fiscalizadas pela secretaria. A intenção do curso foi receber orientações sobre o funcionamento dos aplicados no uso do georreferenciamento das atividades da Sema" declarou Roberto Pacheco de Andrade, responsável pelo gerenciamento do banco de dados da Sema.

Atlas Digital

O Atlas Digital Sobre os Recursos Hídricos de Sergipe é resultado de um projeto apresentado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) de Sergipe ao Prêmio da Agência Nacional de Águas de 2012 (Prêmio ANA), ao qual foi o vencedor. Mais de 100 mil informações digitais estão contidas no atlas. As informações são essenciais para o gerenciamento dos recursos hídricos no Estado.

As informações são relativas à infraestrutura hídrica; hidrografia; uso da terra; águas subterrâneas; rodovias; limites municipais; bacias hidrográficas; relevo; geologia e tantas outras. Também estão incluídas, imagens satélite SPOT e um modelo digital de elevação do terreno de todo o Estado.