Revitalização da Praça Camerino entra na fase final

Infraestrutura
11/11/2013 11h48

Tradicional local de visitação e um dos mais belos cartões postais de Aracaju, a Praça Camerino, localizada na região central da capital, passa por um processo de revitalização que irá proporcionar aos aracajuanos e turistas um espaço ainda mais adequado às praticas de lazer, atividades lúdicas, de contemplação das áreas verdes e convívio social.

Com investimentos de R$ 1,3 milhão fruto da parceira da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o projeto criará novos espaços para caminhada com todos os requisitos de acessibilidade, iluminação, paisagismo, espaço para eventos com arquibancada e arborização. Além disso, a praça será a primeira da capital com dois espaços de leitura.

Para garantir acessibilidade, haverá em todo entorno da praça e no cruzamento interno a mesma faixa em concreto polido e rampas sinalizadas com piso tátil. Também está sendo respeitada a atual paginação do piso e mantidas as pedras portuguesas na pavimentação.  A estátua de Silvio Romero, que empresta seu nome ao local, foi  restaurada. No local também haverá um busto de Francisco Camerino, herói sergipano que combateu na guerra do Paraguai, e que popularizou o nome da praça.

Previsão de entrega

Na fase final da obra, profissionais da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), trabalham nos acabamentos. A pintura de diversos equipamentos está sendo realizada, além da finalização do acabamento de algumas partes. A administração municipal pretende entregar a Praça Camerino ainda durante o mês de novembro.