Aracaju é eleita Capital Modelo na gestão de resíduos sólidos

Meio Ambiente
11/11/2013 18h26

Aracaju foi exemplo de gestão ambiental entre as capitais brasileiras durante o 9º Seminário de Resíduos da Recicle Cempre, na cidade de São Paulo, entre os dias 05 e 07 deste mês. O secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, foi um dos palestrantes e falou sobre a experiência da Prefeitura de Aracaju na coleta seletiva e na gestão de resíduos sólidos.

"O fechamento do lixão do Santa Maria e a entrega do Centro de Triagem José Walter Bautista Vidal, no bairro 17 de Março, conferiu à cidade de Aracaju o título de Capital Modelo na gestão de resíduos sólidos. Sem dúvida a experiência de Aracaju na gestão ambiental trouxe relevante contribuição aos gestores que ainda não cumpriram a lei 12.305, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A lei determina que até 2014 os lixões sejam erradicados e substituídos por aterros sanitários. Na palestra mostrei que um caminho para uma cidade sustentável está no cumprimento desta lei", relatou o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.

Outro ponto abordado em palestra foi a inserção dos catadores de material reciclável na gestão de resíduos sólidos. "O poder público tem o papel de garantir aos catadores uma vida digna, pelo estabelecimento de cooperativas e institucionalização dos trabalhos com a reciclagem. Os gestores para isso devem inserir os catadores na gestão de resíduos sólidos de suas cidades", afirmou Matos.

Para gerir da melhor forma os resíduos produzidos em Aracaju e garantir o pleno funcionamento do Centro de Triagem, a Sema e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) têm trabalhado juntas na ampliação do Programa de Coleta Seletiva da Capital.