Fundat inicia aulas nas unidades de ensino móveis do Senai

Formação para o Trabalho
12/11/2013 14h54
Início > Notícias > Fundat inicia aulas nas unidades de ensino móveis do Senai

Mais uma vertente de capacitação inserida no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está disponível à população aracajuana. A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), iniciou novos cursos profissionalizantes em escolas móveis localizadas nas Unidades de Qualificação Fundat da Coroa do Meio e Jardim Esperança, nesta segunda-feira, 11.

As primeiras turmas serão formadas nas habilidades de Costureiro, Vendedor e Operador de Máquina de Corte, distribuídas na UQP da Coroa do Meio; como também em Produtor de Queijo e Produtor de Embutido e Defumado, realizadas na UQP Jardim Esperança. Os cursos têm carga horária mínima de 160 horas, acontecem gratuitamente e ainda oferecem uma ajuda de custo para que os alunos minimizem eventuais gastos com transporte e alimentação durante o período das aulas.  

A presidente da Fundat, Gláucia Guerra, participou da aula inaugural das duas unidades e reforçou a importância do ensino profissionalizante na garantia de uma boa colocação no mercado de trabalho.

"Muitos queriam estar aqui tendo esta oportunidade que consiste em uma grande chance de alcançar uma boa posição no mercado de trabalho. A profissionalização ainda é o caminho mais próximo para quem deseja crescer na carreira e melhorar a sua perspectiva de renda. Nas escolas móveis, os alunos recebem o mesmo tratamento do que os cursos tradicionais do Pronatec. E isso não só na questão da qualidade pedagógica, como também nos benefícios concedidos aos participantes do programa", diz Gláucia.

Aprendizado

As escolas móveis do Senai são montadas com total infraestrutura para atender as condições básicas de ensino e oferecer uma formação de qualidade aos seus alunos. A vantagem dessas unidades é a facilidade de alcançar localidades sem a presença de espaços laboratoriais gerenciados pelo Senai ou que não dispõem de um espaço capaz de ser adequado para a realização da parte experimental.

Para as unidades da Fundat, a escola móvel Senai está montada no interior de um caminhão semirreboque com uma grande espaço interno para o acomodamento perfeito de todos os equipamentos . O espaço é dividido em uma pequena sala de aula para o processo teórico e um espaço laboratorial para as experiências práticas.

De acordo com a instrutora dos cursos de Produtor de Queijo e Produtor de Embutidos e Defumados, Ane Yasmin dos Santos, as matérias-primas para as aulas são fornecidas pelo Senai que também se encarrega pela manutenção e operacionalização de toda estrutura.

"Para o desenvolvimento dos produtos, a matéria-prima empregada é proveniente do Senai, sendo que os alunos só executam a parte de fabricação, mas não despendem nenhum gasto para o processo de montagem. Eles aqui têm à disposição um espaço inteiramente completo e não há um estranhamento do que eles veriam em um laboratório fixo do que acontece aqui", ressalta a instrutora e técnica em agroindústria.