Capacitação em Libras estimula melhorias no atendimento ao público

Formação para o Trabalho
13/11/2013 12h19

Uma nova perspectiva de trabalho está sendo desenvolvida nas repartições públicas municipais. A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e a Secretaria Municipal da Administração (Semad), está promovendo a capacitação de servidores municipais em cursos direcionados para a melhoria dos serviços prestados no funcionalismo público, seja nas atividades burocráticas dos órgãos ou no atendimento direto ao público externo.

As capacitações estão inseridas no Programa de Capacitação e Desenvolvimento do Servidor (Procaps). Uma das formações desenvolvidas no Procaps foi o curso de Libras Básico, direcionado inicialmente aos servidores das unidades vinculadas às secretarias de Saúde e Assistência Social. O curso obteve uma carga horária de 120 horas e contemplou duas turmas compostas por 54 alunos.

A certificação dos formandos aconteceu durante cerimônia realizada no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, que contou com a participação de gestores, funcionários e familiares dos participantes.

Na oportunidade, a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, cumprimentou os alunos do curso pela etapa de formação e confirmou a continuidade do Procaps para 2014. "Além desta turma de Libras, já contamos com a certificação de alguns funcionários no curso de Redação Oficial e pretendemos estender outras formações que sirvam para a melhoria das funções desempenhadas na rotina diária dos servidores. O objetivo é melhorar a prestação do serviço público, através de cursos de aperfeiçoamento que estejam alinhados às suas necessidades laborais", ressalta Gláucia, complementando a preparação das apostilas do curso em Libras Intermediário para 2014 aos servidores que completaram o curso de nível básico

O secretário Municipal de Administração, Edgard Silveira, também compareceu à cerimônia de encerramento e vislumbrou os bons resultados entre a parceria Fundat e Semad. "Vejo o quanto esse momento de integração entre os dois órgãos foi bastante proveitoso, resultando em um trabalho sério e muito benéfico para a melhoria do serviço público. Acredito que muitas outras parcerias virão e o nosso desejo é contemplar o máximo de pessoas do quadro funcional do município", diz.

Reiterando as palavras de Edgard Silveira, a secretária Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), Selma Mesquita, também evidenciou o trabalho social obtido com a capacitação, ainda mais no atendimento ao público com deficiência.

"Além de melhorar a rotina dos funcionários, a capacitação também contribui em trazer mais conforto e atenção ao cidadão que busca os serviços municipais. Ainda mais com relação aos cidadãos com deficiência que encontram sérias dificuldades em encontrar servidores que entendam suas mensagens de forma rápida e precisa. Todos os envolvidos estão de parabéns e, com certeza, a população tem muito a ganhar com esse novo modelo de gestão que prioriza a qualidade do atendimento público", afirma Selma.

Inclusão

Para o público presente na solenidade, foi realizada uma demonstração sobre a importância do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras), considerada a segunda língua oficial do país, para o préstimo de um serviço de atendimento público rápido e de qualidade. A dinâmica, que envolveu os próprios alunos, ainda enfatizou que as noções básicas em Libras servem como um facilitador da comunicação entre ouvintes e deficientes, permitindo a inclusão e a interação social dos indivíduos.

"Sempre reforcei durante as aulas que a aprendizagem de Libras é muito mais do que um diferencial, mas até uma necessidade de inclusão de um público que se sente estrangeiro em sua própria terra. As pessoas com deficiência encontram uma imensa barreira comunicacional dos ouvintes que não conseguem compreender o que eles querem expressar. Cursos como esse já servem para diminuir eventuais dificuldades de comunicação e despertam o interesse dos participantes em continuar estudando e se aprimorando na língua de sinais", esclarece a professora do curso, Débora Diniz.

Na opinião da participante do curso, Tâmara Rúbia, a formação em Libras também acabará se aplicando para sua vida pessoal, estimulando uma maior aproximação com o indivíduo deficiente.

 "Em um supermercado, passei pela experiência de conversar com um jovem surdo e percebi o quanto eles se sentem felizes ao notarem que alguém consegue se comunicar com eles. Na ocasião, o rapaz até mencionou que se sentia, muitas vezes, um extraterrestre por ninguém compreendê-lo. E tudo isso serviu para observar melhor a condição do deficiente e me sensibilizar da dificuldade que eles têm em se inserir socialmente. Para o dia a dia, ficará bem mais fácil atender e orientar o cidadão que deseja procurar os serviços da Assistência Social", explica a conselheira tutelar do 3º Distrito da capital.

Já de acordo com a pediatra Maria Aquino, o mais interessante do curso foi o quanto ele se relacionou diretamente às situações em que enfrenta no ambulatório, o que pode facilitar o diagnóstico e o direcionamento correto do tratamento.

 "Já passei por uma situação em que o paciente era uma criança de colo e os pais eram surdos. Tive bastante dificuldade em conseguir atende-los de forma eficiente, já que nem a criança sabia expressar o que tinha e também não conseguia entender satisfatoriamente os seus pais. Mas agora eu sei que terei mais habilidade para passar por uma situação parecida. Gostaria muito que os pais dessa criança retornassem, já que terei condições suficientes em prestar o atendimento digno e necessário que eles merecem", avalia a médica.