Goretti Reis prestigia abertura da 3ª Câmara Técnica promovida pelo CONASS

Saúde
13/11/2013 11h24

A secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis, participou na manhã desta quarta-feira, 13, da solenidade de abertura da 3ª Câmara Técnica de Atenção Primária promovida pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS). O evento, sediado em Aracaju, reuniu gestores de secretarias da saúde de diversos estados e municípios brasileiros, além de representantes de instituições como Ministério da Saúde (MS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Durante a abertura, Goretti representou o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - (CONASEMS) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Sergipe (Cosemes).

Goretti saldou os participantes destacando a importância da luta em defesa de melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS). "É através do trabalho em rede e das parcerias, debates e cursos iniciados em eventos como este promovido pelo CONASS e pelos demais Conselhos que são efetuadas muitas melhorias para o SUS. Em Aracaju já iniciamos processos em busca de  medidas importantes pautadas nos encontros como o fortalecimento, organização e sistematização da Rede de Atenção Primária que reflete em melhorias nos serviços prestados a população nas Unidades de Saúde", afirmou Goretti Reis.   

O encontro contou com participação da Diretora em Atenção em Saúde Aracaju, Leane Machado, e das assessoras da diretoria Sônia Souza e Ademilde Machado que atuaram como facilitadoras das oficinas ofertadas. A 3ª Câmara Técnica promove Oficina de Sistemas de Informação e Análise de Situação de Saúde, com ênfase nas doenças crônicas não transmissíveis. Os objetivos são apresentar os principais sistemas de informação utilizados no SUS, bem como compreender a importância da análise de situação dos dados disponibilizados para o planejamento, a programação, o monitoramento e as avaliações das ações na Atenção Primária.

A abertura contou com as presenças da coordenadora da Câmara Técnica do CONASS, Maria José Evangelista, da secretária do Estado, Joélia Ramos, além de representantes do MS, Fabíola Correa e com os membros da OPAS em Washington - Alberto Barcello e da OPAS no Brasil - Lenildo de Moura.