Programa Anjos Azuis proporciona diversão e aprendizado para crianças e adolescentes

Guarda Municipal
13/11/2013 16h46

Uma tarde repleta de alegria e aprendizado. Foi nesse clima que o Programa Anjos Azuis, realizou intervenções na tarde da última terça-feira, 12. Este programa é uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Defesa Social e Cidadania e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), destinada a conscientizar crianças e adolescentes da capital sobre o perigoso mundo das drogas e de uma vida às margens da criminalidade.

Dentro do programa Anjos Azuis existem os projetos Guarda Cidadã e Anjos Azuis nas Escolas. O primeiro é destinado a crianças do ensino fundamental menor e busca trabalhar a conscientização através de uma linguagem lúdica do teatro de bonecos. O segundo tem como foco os jovens e adolescentes do ensino fundamental maior e ensino médio e procura conscientizá-los através de palestras, oficinas e debates sobre diversos temas.

Guarda Cidadã

Na terça-feira, o palco para os bonecos da Guarda Cidadã Alice, Carlão, Jaiminho, guardas Bela e Josué foi o colégio Olga Benário, no bairro Santos Dumont. A GMA, buscando contribuir com a formação de cidadãos, levou às crianças importantes orientações sobre drogas e comportamento social, e abordou de forma bastante leve e divertida como elas devem tratar os pais, professores, estranhos que oferecem "doces" e os coleguinhas.

"Quem é mau e faz coisa errada, acaba preso pela Guarda, e quem é bom é amigo da Guarda. Se alguém me oferecer doces ou balinhas mágicas eu não vou aceitar, vou falar pra minha mãe e ligar pra o guarda Josué e para a guarda Bela", disse a aluna Awanny Pereira, 10 anos, mostrando que as informações passadas pela turminha do Guarda Cidadã foram muito bem assimiladas.

A coordenadora do Olga Benário, Maria Valdelice Santos, que já trabalha neste mesmo colégio há 19 anos, ficou encantada com a apresentação e destacou o papel social que a iniciativa tem. "A Guarda, através de abordagens lúdicas e sociais como essa, acaba com a cultura do medo que as pessoas, principalmente as crianças, têm das instituições fardadas. A Guarda é nossa parceira e amiga. As crianças e nós, adultos, entendemos isso hoje através de uma história muito bonita e uma linguagem muito acessível".

Anjos Azuis nas Escolas

Na mesma tarde, o Projeto Anjos Azuis nas Escolas participou da II Feira Físico Bio-Química do Centro de Educação do Ensino Fundamental e Médio do Sesi "Jair Meneghelli", com uma Oficina de Esportes Radicais. Os adolescentes fizeram uma simulação do Le Parkour, que apresenta situações no meio urbano, como saltos em mesa, bancos, rolamentos, corridas em calçadas, etc.

O projeto visa falar sobre violência, drogas, meio ambiente e sexualidade, para ampliar nos jovens a consciência a respeito do mal que drogas podem causar no ser humano, tanto na vida social, quanto nos estudos. "Temos um público bom aqui, porque aqueles do fundamental maior e do ensino médio estão em uma fase que ficam mais suscetíveis às drogas e o esporte é um meio para afastá-los disso", explicou o coordenador do projeto, GM Dourival Nascimento.

A jovem Emilly Ferreira dos Santos Barbosa, 15 anos, cursa o 1º ano do Curso Técnico em Informática. Para ela, foi um momento de prazer, em que pôde interagir com seus colegas e conhecer um pouco mais do projeto. "Gostei muito, além do conhecimento que é passado, é uma diversão a mais. A gente brinca, esquece os problemas, foi muito bom", disse.