Primeiro de dezembro será dia de eleição para conselheiro tutelar

Família e Assistência Social
14/11/2013 16h13
Início > Noticias > 56874

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o apoio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (SEMFAS), fará eleição para os conselheiros tutelares no dia 1º de dezembro próximo. Serão 82 candidatos que disputam 25 vagas distribuídas em cinco distritos.

 Segundo o presidente da comissão eleitoral, Weslley Vinícius dos Santos,  a eleição terá um caráter transitório, já que a Resolução 152/2012 do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente que dispõe  sobre o mandato, diz que os conselheiros tutelares empossados no ano de 2013 terão mandato extraordinário até a posse daqueles escolhidos no primeiro processo unificado, que ocorrerá no ano de 2015, conforme disposições previstas na Lei nº 12.696/12.

A eleição está marcada para 1º de dezembro de 2013, das h horas às 17horas, em urnas espalhadas em 23 pontos de votação, disponível na página da Prefeitura de Aracaju, na sessão de editais, no endereço www.aracaju.se.gov.br. O presidente da comissão eleitoral  explica: "Contamos com o apoio do TRE para o uso de urnas eletrônicas, o que vai garantir credibilidade ao processo eleitoral ". 

Sobre a segurança ainda acrescenta que "para   garantir segurança no processo eletivo, o conselho vai  contar com a parceria total  da guarda municipal e a colaboração da Policia Militar, uma vez que dispõe  de  unidades próximas ao locais de votação que podem  ser acionadas caso necessário, como reforço à guarda municipal" .

Com relação à estrutura organizacional, ele completa: "O TRE capacitará todos os mesários que trabalharão no processo eletivo nos dias 27 e 28 de novembro em sua sede. Nós também estaremos nos reunindo novamente com a guarda municipal para definir os últimos detalhes".

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Lucia Santana, enfatizou a  importância da participação  popular "O voto para o conselheiro tutelar não é obrigatório mas é importante que as pessoas  escolham o candidato que vai representar sua comunidade e façam valer seu direito de votar, porque isso é cidadania."