Cemar do Siqueira Campos realiza ações pelo Dia Mundial do Diabetes

Saúde
14/11/2013 12h46
Início > Noticias > 56881

Hoje, dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes e a Rede de Atenção Especializada (REAE) de Aracaju comemorou a data mobilizando profissionais da Secretaria da Saúde do município para melhor atender os casos de cidadãos que têm a doença.  Cerca de 50 profissionais entre servidores das Unidades de Saúde da Família e da Rede de Atenção Especializada (REAE) participaram do encontro que aconteceu no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), situado no bairro Siqueira Campos. O evento debateu o tratamento do Diabetes e alternativas disponíveis para a população como o acompanhamento que é feito nas Unidades de Saúde. Nos casos mais graves da doença, os atendimentos são feitos no prédio do Cemar.

A enfermeira Denilda Caldas que é referência técnica em enfermagem e educação permanente em Saúde explicou que, além da distribuição de medicações, insulina e outros materiais de uso de quem tem a doença, a Saúde de Aracaju oferta serviços especializados. "É o caso dos atendimentos em endocrinologia, cardiologia e ortopedia. Todos realizados no Cemar em setores de Endocrinologia, Ambulatório de Feridas, Pé Diabético e Cardiologia", enfatizou.  

Denilda Caldas destacou que é um desafio para as equipes da saúde estimular cuidados preventivos e hábitos saudáveis entre os cidadãos com Diabetes atendidos. "Registramos o surgimento de muitas pessoas com diabetes descompensado no Cemar. Estamos mobilizando os profissionais justamente para fazer com que essa sensibilização quanto a cuidados como higiene dos pés, alimentação adequada, exercícios físicos e disciplina no horário de consumo dos remédios aconteçam", explica a enfermeira que também acrescentou que evento também teve por objetivo organizar ainda mais os fluxos de atendimentos, direcionando os casos menos graves para acompanhamento nas Unidades de Saúde da Família.

Saúde do Trabalhador

Além de estar preocupada com a saúde da população, a Secretaria da Saúde de Aracaju quer estimular hábitos saudáveis entre os servidores. Durante a oferta do curso, foi feito um levantamento sobre os hábitos de risco para o Diabetes entre um grupo de 80 servidores no intuito de alertá-los sobre os riscos da doença. 

As atividades contaram com apoio dos Laboratórios Diet Med, Roche e Sanofi que além de  apoiar, sinalizaram a realização de mais parcerias com o município para disponibilizar para população kits de material informativo sobre a doença.