Concluindo a parceria entre a realização de cursos profissionalizantes para 2013, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à secretaria da Família e Assistência Social (Semfas), e Escola do Legislativo (Elese) promoveram o encerramento das turmas de Atendimento ao Cliente e Espanhol Básico, em cerimônia realizada no auditório da Elese, na manhã desta quinta-feira, 14.
Na ocasião, a equipe da diretoria de Formação Profissional (Dirfop) da Fundat esteve acompanhando a etapa de certificação, parabenizando os alunos e reafirmando a continuidade da parceria entre Fundat e Elese.
"Já estamos organizando nossa planilha de cursos a serem executados no próximo ano e estamos na expectativa de continuar a parceria com instituições ao qual já temos um sólido contato. Como é o caso da Elese que, sem dúvidas, vem somando e contribuindo bastante com a Fundat na promoção de cursos direcionados a oportunizar melhores chances do cidadão conseguir uma vaga de emprego no mercado", explica a representante da Dirfop, Rhayra Lins.
A diretora da Elese, Maria do Socorro Barros, aproveitou para agradecer à Fundat pela firme parceria e elogiou os participantes por cumprirem a formação até o final. "A vitória é dos alunos por persistirem no processo de aprendizagem, mesmo enfrentando dificuldades ao longo do caminho. Agradeço a parceria com a Fundat na realização de cursos, considerado um dos projetos mais bem sucedidos e proveitosos que a Elese vem realizando. Para o próximo ano, a expectativa é que a parceria seja mantida e consiga beneficiar cada vez mais outras pessoas", afirma.
Perspectiva
A chance de conseguir o primeiro emprego após o curso é comemorada pela formanda do curso de Espanhol Básico, Auta Graziela Cajé. Segundo afirma, a oportunidade de aprender um novo idioma vai ser um diferencial para o seu currículo, inclusive na área em que deseja pleitear uma vaga de emprego.
"Faço um curso de guia turístico e sei que um dos pré-requisitos é aprender um novo idioma. Com esse curso, já vou poder dar continuidade ao estudo do espanhol, colocando em prática o que já aprendi e melhorando o vocabulário daqui em diante", observa a concludente, que foi a representante discente da cerimônia de encerramento.
Já para a aluna do curso de Atendimento ao Cliente, Joselice da Silva, a formação acabou ajudando a observar o modo de tratamento de atendentes e vendedores com o público, sabendo diferenciar os procedimentos realizados de ordem correta ou os que são inadequados.
"Já vou às lojas do Centro e verifico o modo como os funcionários atendem ou tratam os clientes, pensando em como eu agiria na mesma situação ou se o comportamento adotado está de uma forma condizente com o tipo de função que exercem. Nunca havia notado essas coisas antes do curso e já até começo a empregar o que aprendi no meu trabalho. Ainda mais que lido diretamente com o público", opina a aluna que trabalha como recepcionista da Elese.