Grupo Tático Operacional é novidade na segurança da capital

Guarda Municipal
14/11/2013 16h52
Início > Notícias > Grupo Tático Operacional é novidade na segurança da capital

Com o objetivo de proporcionar cada vez mais segurança à população aracajuana, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) criou o Grupamento Tático Operacional, o GTO. Esse grupo tem a finalidade de atuar em ocorrências que demandem uma atuação mais específica da Guarda, como manifestações, desocupações, combate ao tráfico de drogas nas praças da capital e apoio ao combate do transporte clandestino de passageiros, essa ação em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

"O GTO é um grupo de pronto emprego em ocorrências que exijam uma intervenção especializada, seja ela de ordem civil ou patrimonial. Bem como o combate ao tráfico de drogas nas praças da capital e nos arredores das escolas públicas municipais. Outra frente de atuação do GTO é o combate ao transporte clandestino de passageiros, essa ação específica acontecerá junto com a SMTT", explicou o coordenador do grupamento, o GM Tiago Emanuel.

O diretor adjunto da GMA, Tenente Jonatas Souza, ressaltou a importância do novo grupamento da GMA. "Frequentemente nos deparamos com situações mais complexas do que as que a Guarda Municipal enfrentava outrora, com exigência de conhecimentos mais aprofundados. Então, decidimos criar esse grupo, justamente para atender as ocorrências de maior complexidade. Efetivamente a população poderá contar com um apoio maior da GMA", disse.

Treinamento e Preparo

O grupamento nasce com 25 integrantes devidamente treinados e preparados para prestar um serviço altamente qualificado para a população aracajuana. Desde agosto deste ano, a GMA vem qualificando esses guardiões com instruções teóricas e práticas nas mais diversas áreas de atuação da instituição.

A instrução mais recente aconteceu durante todo o dia de ontem, 11, no stand de tiro da Petrobrás na zona de expansão da capital. "Os GMs do GTO passaram por um treinamento teórico e prático de tiro tático que preenche os requisitos mais atuais no emprego da arma de fogo calibre .38. Não apenas no manejo, mas principalmente no cuidado com a vida de terceiros que possivelmente estejam envolvidos nas ocorrências", finaliza o GM Tiago Emanuel, instrutor de tiro e coordenador do GTO.