Secretária prestigia Feira de Ciências da EMEF Anísio Teixeira

Educação
14/11/2013 16h56
Início > Notícias > Secretária prestigia Feira de Ciências da EMEF Anísio Teixeira

Tendo por finalidade valorizar o conhecimento científico interdisciplinar, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anísio Teixeira, localizada na Atalaia, expuseram seus trabalhos nesta quinta-feira, 14, na I Feira de Ciências, que foi prestigiada pela secretária Municipal de Educação, professora Marcia Valéria Lira Santana.  

A coordenadora geral da EMEF Anísio Teixeira, Ednalva Santos Silva, disse que a finalidade principal da Feira de Ciências, que teve por tema central "Despertando a Consciência nos Pequenos Cientistas", foi mobilizar os estudantes valorizando o conhecimento científico interdisciplinar.

Ednalva Santos destacou ainda, que a feira objetivou também desenvolver a prática investigativa por meio da busca de informações, pois ciência se faz com investigação e criatividade. "Os alunos puderam aprender a importância, por exemplo, da importância da reciclagem, de cuidar do meio ambiente e de evitar a poluição", enfatiza.

O coordenador de Ensino Fundamental da Semed, Benedito Marques, considerou esse tipo de iniciativa da EMEF Anísio Teixeira como um trabalho dinâmico dos alunos que ressalta o que foi feito em termos de aprendizagem. "Essa feira é um fortalecimento da aprendizagem, visto que foi organizada a partir do mês de agosto", observa.

A secretária de Educação, Marcia Valéria esteve em todas as salas onde os trabalhos foram expostos e conversou com os estudantes procurando saber de forma descontraída o que haviam produzido para feira e como pesquisaram. Após o contato com os estudantes, ela disse ter ficado surpresa com o que viu e forma empolgada como as crianças falam de suas pesquisas.

"Sou muito fascinada por esse tipo de iniciativa, porque faz parte da aprendizagem dos estudantes, uma vez que essas feiras de ciências desenvolvem a capacidade intelectual e a atividade cognitiva. Além do mais, as crianças aprendem a trabalhar em grupos", avalia Marcia Valéria.

Aluna do 5º ano do Ensino Fundamental, Micaelly Fernanda disse que o trabalho que produziu foi sobre a visão. "Ao pesquisar, tomei conhecimento da importância da visão, bem como, os cuidados que devemos tomar com esse importante órgão do corpo humano. A gente aprende de forma descontraída e com muito prazer", destaca.

O estudante Victor Leandro ao conversar com a secretária respondendo as perguntas feitas por ela sobre o que havia pesquisado, disse que gosta tanto de biologia, que pretende se tornar professor desta disciplina. Marcia Valéria fico surpresa com a revelação, em virtude da coincidência: ela tem licenciatura plena em Ciências Biológicas.