A Gerência de Áreas Verdes da Diretoria de Controle Operacional da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Gerav/Emsurb) desativou mais ponto de lixo na capital. Após a intervenção do órgão, o local foi transformado em uma considerável área verde. A região que recebeu o paisagismo fica localizada na Rua João Gomes no conjunto Médici.
O fiscal de paisagismo da Emsurb, Valdir Santos, destacou que este serviço é realizado cotidianamente em vários pontos da capital. "Executamos com frequência este tipo de serviço, que está dentro de um planejamento que cobre toda a cidade, e este local era conhecido como um grande ponto de lixo. Antes da intervenção foram retirados 40 mil quilos de lixo e entulho de uma área de 1.200 metros de extensão. Para proporcionar um cenário harmônico e coibir a prática do descarte irregular de lixo que acontecia aqui, a Emsurb entrou com a missão de promover o paisagismo", disse.
Na ação executada em um período de três dias com o auxílio de 12 agentes foram utilizados 300 metros de grama esmeralda, quatro mil plantas ornamentais e 30 mini-árvores, além de terra vegetal. "Utilizamos plantas como bambuzinhos, icsórias, vinagreira e dracenas, espécies de grande beleza e que irão encher os olhos de quem passar pelo local", acrescentou o fiscal.
Legislação
A permanência de pontos clandestinos de lixo resulta na desvalorização do lugar e, além disso, a ação é considerada crime segundo a Lei Municipal 1.721/91, do Código de Limpeza Urbana e Atividades Correlatas, que determina: "É proibido lançar ou propiciar a colocação de lixo, entulhos, animais mortos em terrenos baldios ou em qualquer imóvel, edificado ou não, público ou privado, ou quaisquer outros locais não autorizados pela Prefeitura Municipal de Aracaju, ou que prejudiquem os serviços de limpeza urbana (...)".