Hoje, 19, é comemorado o Dia Internacional do Homem, e para marcar a data, homens que moram nas mediações do conjunto Orlando Dantas e do São Conrado interromperam os compromissos de trabalho e afazeres para cuidar da saúde. Cerca de 50 moradores prestigiaram a realização do Primeiro Encontro Azul promovido pela Unidade de Saúde da Família Geraldo Magela. O evento proporcionou a realização de exames de glicemia, DST’s, aferição da pressão, vacinas contra hepatite B e Tétano, além de palestras sobre diabetes, saúde bucal e DST’s, enaltecendo a data onde a Secretaria da Saúde de Aracaju mobiliza pessoas do sexo masculino para cuidar melhor da própria saúde.
O auxiliar de limpeza José Carlos Souza Dias, 27 anos, aproveitou para fazer os exames que identificam doenças como o diabetes e a hipertensão. “Excelente iniciativa. Serve para mostrar a realidade, pois quem não se cuida acaba se prejudicando. Não adianta desculpas, nós homens também adoecemos e por isso devemos estar conscientes de que é preciso zelar pela nossa saúde”, contou José Carlos que ficou satisfeito com as orientações recebidas.
O aposentado Luiz Nunes de 62 anos contou que é um exemplo, já que faz periodicamente exames na Unidade. “A prevenção salva vidas. Descobrir isso por experiência própria quando há alguns anos descobri que sofria de câncer bucal, durante uma avaliação de rotina junto à dentista da Unidade de Saúde. A partir daí iniciei o tratamento quimioterápico cedo para me livrar da doença”, explica Luiz que trouxe diversos amigos do bairro para participar do Novembro Azul.
A manhã de atividades foi marcada pelas palestras ministradas pela equipe de profissionais da Unidade de Saúde. A dentista Vilma Noronha falou sobre halitose, um problema que afeta muitos homens e em especial os que possuem hábitos nocivos como beber e fumar. “Para melhorar o mau hálito é preciso deixar os vícios e também cuidar mais da higiene da boca seja usando a escovação, o fio dental e o enxaguante bucal. Temos também casos em que a halitose está ligada a baixa produção de saliva ou outras doenças como a gengivites, por isso é de importante a consulta periódica com o dentista”, enfatizou Vilma Noronha explicando que o gabinete odontológico da Unidade agenda diariamente consultas quando solicitadas.
Prevenção do Diabetes
Supervisionada pelos profissionais de enfermagem sobre a necessidade de prevenir e tratar o Diabetes nos homens da comunidade. “Do levantamento que fizemos com as fichas das pessoas atendidas no Geraldo e pela professora da Universidade Federal de Sergipe, a estudante de Enfermagem Daniele Correia deixou um alerta estimamos que pelo menos 459 usuários sofram da doença. O que mostra a necessidade de se cuidarem melhor, seja através de alimentação adequada ou mesmo da prática de exercícios físicos e atividades esportivas”, explicou.
Já a enfermeira Ruth Santos Silva falou de uma das metas da Unidade de Saúde que é incluir cada vez mais a presença dos homens na Unidade seja para fazer exames e tratamentos ou mesmo para acompanhar familiares em exames do pré-natal da companheira ou atualização do calendário de vacinas dos filhos. “A presença de tantos cidadãos corajosos no Novembro Azul nos deixa feliz. É um estimulo para continuarmos esse trabalho que visa colaborar com planos do Programa Saúde do Homem de Aracaju”, disse.
Bastante satisfeita com o empenho da equipe a gerente Jennifer Gomes lembrou que para a Unidade Geraldo Magela, além do Novembro Azul, todos os meses são um período para atender bem os homens da comunidade. “As equipes trabalham juntas e empenhadas em prestar bons serviços. O Encontro Azul foi uma oportunidade de mostrar que podem contar com os profissionais de saúde do bairro”, disse.
Atividades físicas gratuitas
Após a conclusão do evento professores do Programa Academia da Cidade deixaram o convite para os que queiram fazer aulas de atividades físicas gratuitas façam matrícula no Pólo situado no salão da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira às 5h, 6h45min e 16h.