Beneficiados do Segundo Tempo participam da Semana de Saúde e Arte

Juventude e Esporte
20/11/2013 10h35
Início > Notícias > Beneficiados do Segundo Tempo participam da Semana de Saúde e Arte

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Coqueiral, onde funciona um dos 28 núcleos do Programa Segundo Tempo, vem se preocupando com a saúde das crianças e adolescentes beneficiadas pelo projeto. Junto a coordenação pedagógica do programa, o núcleo levou a turma para participar da Segunda Semana e Quarta Feira de Saúde e Arte, realizada na Unidade de Saúde Eunice Barbosa, no mesmo bairro, no último dia 14.

Cerca de 20 crianças e adolescentes estiveram participando de brincadeiras, avaliação dermatológica e consulta odontológica durante toda a manhã. Enquanto aguardavam a vez nas consultas, os alunos participaram das atividades do Programa Sons no SUS, realizado pelo Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin) da Secretaria Municipal de Saúde. Fabiano Pereira, de 15 anos, teve a chance, através do Segundo Tempo, de ter acesso a um direito básico.

"Participar desta manhã foi muito bom, pois foi a primeira vez que vim ao posto. É bom sentir que estão se preocupando com a gente, também nessa parte da saúde. O programa é muito bom, pois quando não estamos na escola temos a oportunidade de fazer novos amigos e praticar atividades que livram a gente das ruas", disse Fabiano.

E a interação com os novos amigos, Fabiano reforçou com o auxílio da equipe do Sons no SUS. Apresentado por Rodrigo Peninha, Beto Carvalho e Elide Lopes, o projeto deu a oportunidade dos jovens debaterem os gostos musicais, além de incentivá-los a produzir sons e melodias com o próprio corpo. O estalido dos dedos, as palmas, as batidas dos pés no chão, tudo se transformando num elo.   

"Através das atividades com ritmos e melodias, podemos perceber a diversidade musical e a influência da música que aguça sentimentos e agrega valores na vida desses jovens. O Programa Segundo tempo vem fazendo um excelente trabalho com os jovens dos diversos núcleos. E o Sons no SUS fica feliz em ser parceiro", afirmou Peninha.

Paralelamente as brincadeiras, a assistente social da unidade de saúde, Cláudia Cardoso, observou a satisfação de cada jovem que passou pela avaliação odontológica, orientações e consulta com dermatologista. "A intenção deste evento é proporcionar ações voltadas para toda a comunidade do Coqueiral. Quando os jovens recebem as orientações e entram no consultório vemos a satisfação que eles tem de receber os cuidados médicos. Com isso, constatamos que o Cras vem unindo forças, trazendo os alunos para participar de atividades e recebendo os benefícios e assistência à saúde", explicou Cláudia.

 A enfermeira Graziella Dias, que realizou a avaliação dermatológica, parabenizou a equipe do Segundo Tempo pela iniciativa de levar o programa para fora dos núcleos. "Temos certeza que a saúde anda junto com a prática de esportes. A vinda dos integrantes do programa só vem reforçar o comprometimento em melhorar a vida desses jovens. A coordenação está de parabéns", ressaltou.

A avaliação dermatológica é parte complementar de uma outra atividade que a coordenação geral do programa planejou. É que em parceria com a escola Agitação, o Segundo Tempo levará os alunos do núcleo do Cras Coqueiral para uma manhã de natação, programada para o dia 23 de novembro.