Conselho de Enfermagem de Sergipe homenageia Goretti Reis

Saúde
20/11/2013 17h43

Na tarde desta quarta-feira, 20, a secretária da Saúde de Aracaju , Goretti Reis, compareceu à Assembleia Legislativa de Sergipe para receber a comenda enfermeira Carmem Aguiar Novaes, que é uma homenagem cedida através do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE), pelo reconhecimento das ações realizadas no Estado. Na ocasião, Goretti também representou o prefeito de Aracaju, João Alves Filho.

"Esta é mais uma homenagem que recebo por reconhecimento da minha profissão, porém, esta tem um gosto especial justamente por ser dos meus próprios colegas de enfermagem. Vejo este  momento como a concretização de do meu trabalho enquanto enfermeira, gestora pública e hoje secretária da Saúde de Aracaju. Quero agradecer ao Conselho de Enfermagem por esta homenagem que certamente terá um lugar especial em minha vida", agradeceu Goretti, que enalteceu ainda o papel de Carmem Aguiar na história do curso de Enfermagem em Sergipe. "Ela é um ícone que tem um papel primordial na história da formação de todos os enfermeiros sergipanos. Sinto-me orgulhosa de poder cumprimentá-la e receber esta comenda que traz o seu nome".

Os 23 homenageados que receberam a Comenda Aguiar Novaes foram selecionados por suas contribuições e atuais trabalhos nos cenários da Educação, Saúde Pública, Gestão e Assistencial Hospitalar, destacando-se pelos seus relevantes trabalhos e plenos benefícios para a sociedade. Outros quesitos para a honraria foram o tempo de inscrição, a falta de pendências éticas e financeiras junto ao órgão.

"Estas pessoas fortaleceram e fortalecem a nossa profissão. Cada um em sua área, mas contribuindo para que a Enfermagem em Sergipe seja cada vez mais valorizada. Assim, não poderíamos não homenagear estes nomes citados nesta tarde", enfatizou a presidente do Coren-Sergipe, Gabriela Garibalde Santana, que fez questão de explicar a escolha da Secretária da Saúde de Aracaju para receber esta comenda. "Goretti Reis está entre os homenageados justamente por sua luta em prol da nossa categoria. Ele tem um grande papel para a enfermagem em nosso Estado, desde a época que foi secretária de saúde no município de Lagarto. Além de ser enfermeira, deputada estadual, Goretti vem atualmente de forma exemplar na gestão da saúde de Aracaju e representa cada enfermeiro sergipano", enalteceu Gabriela.

Homenageados

Entre os nomes citados, merece destaque por sua atuação no campo da enfermagem sergipano: Adalberto Matos do Nascimento, Ana Lúcia Araújo Caxico, Dijanira Vasco Perereira, Ivanilda de Araújo Rodrigues, Joélia Barros Fernandes, José Gomes de Oliveira, Leane de Carvalho Machado, Lourdes Goretti de Oliveira Reis, Manoel Carlos Neri da Silva, Maria Antônia dos Santos, Maria da Conceição Mendonça Costa, Maria da Pureza Ramos de Santa Rosa, Maria Lúcia Teixeira Santos, Marilice Alves de Azevedo, Paulo Carvalho Dantas, Rute Santos Silva, Rute Andrade da Silva, Sândala Maria Teles Santos de Oliveira, Wilma Resende Lima e Zaíra Moura da Paixão Freitas.

Além dos citados, o Coren ofertou Comenda por honra ao mérito a outros profissionais que também colaboraram na valorização da enfermagem (ainda que em áreas distintas). Merecendo destaque: Euza Gentil Missano Costa (procuradora do Ministério Público de Sergipe), Maria dos Santos (servidora mais antiga do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe) e Osvaldo Albuquerque Sousa Filho (presidente interino do Conselho Federal de Enfermagem).

Carmen Aguiar Novaes

Durante a cerimônia, os homenageados puderam receber os cumprimentos da própria Carmem Aguiar Novaes. Ela, que é símbolo da Enfermagem em Sergipe, se formou na Escola de Enfermagem Ana Nery, no Rio de Janeiro em 1952, e retornou ao estado trabalhando para a Fundação Beneficente de Cirurgia.

Carmem fundou a Escola de Auxiliares de enfermagem Dr. Augusto Leite e foi nomeada pelo Conselho Federal de Enfermagem como coordenadora da Junta Especial, com outras duas profissionais da enfermagem para instituir no Estado o Conselho Regional de Enfermagem. Fundou também a Associação Brasileira de Enfermagem Seção Sergipe - ABEN/SE, contribuindo para a criação da APAE e também para que  o curso de Enfermagem na Universidade Federal de Sergipe, na gestão do então reitor professor João Cardoso do Nascimento Júnior, fosse uma opção de escolha de quem desejasse seguir carreira.

"Esta bonita homenagem que recebo sendo nomeada em forma de condecoração é algo que vem coroar minha vida enquanto enfermeira. Vivi financeiramente de minha profissão durante dois anos apenas, o restante de minha vida foi atuando de forma voluntária. Sempre gosto de dizer que não estou enfermeira, serei enfermeira até o último dia de minha vida", pontuou.