Guarda Cidadã apresenta teatro de bonecos no Santos Dumont

Guarda Municipal
20/11/2013 17h32

Nesta quarta-feira, 20, os alunos do ensino fundamental do Colégio Ômega, no bairro Santos Dumont, tiveram uma manhã diferente. O teatro de bonecos da Guarda Cidadã esteve com as crianças passando noções de segurança e comportamento para o seu dia a dia, em especial como não entrar no mundo das drogas. Na tarde da próxima quinta-feira, 21, a equipe voltará ao colégio para encenar novas situações e conscientizar mais crianças.

Na peça apresentada hoje, os amiguinhos Alice e Jaiminho são abordados por um rapaz, Carlão, que lhes oferece "balinhas mágicas". Inocente, o menino aceita e seu comportamento muda na escola, em casa e com os amiguinhos, deixando de ser doce e respeitoso para se tornar agressivo. Já Alice é salva pelos guardas municipais Josué e Bela, que eram responsáveis pela ronda escolar no local. No fim da encenação, Carlão é preso e tudo volta ao normal.

Os amigos Gabriel Charles, 5 anos, e Nicolas Santana, 6 anos, interagiram bastante durante toda a apresentação e mostraram que aprenderam direitinho o que os guardas quiseram passar. "Gostei muito, aprendi que não posso aceitar coisas de estranhos porque podem fazer mal", disse Nicolas. "Eu só falo com o pessoal de casa e com os amiguinhos do colégio", completou Gabriel.

O coordenador do Colégio, Anderson Gervásio, enfatizou quão importante é fazer com que as crianças entendam a mensagem e compartilhem o que aprenderam fora do ambiente escolar. "Tudo que traga conhecimento para eles é muito bom, principalmente sobre drogas, já que vivemos em uma sociedade que sofre tanto com isso. Nós, como educadores, precisamos fazer a diferença, ensinando, orientando o que é bom e o que é ruim, afinal de contas em alguns anos eles serão adolescentes e já vão crescendo com consciência e divulgando o que sabem", observou.