Alunos da rede municipal de educação de Aracaju participam da Provinha Brasil, Ana e Prova Brasil 2013

Educação
20/11/2013 17h53

Os alunos da rede municipal de ensino de Aracaju estão participando da aplicação da Prova Brasil e Avaliação Nacional de Aprendizagem (ANA), que começaram no último dia 18 de novembro e se encerram dia 25, e da Provinha Brasil, que será realizada na próxima quarta-feira, dia 27. O objetivo dessas avaliações é verificar os níveis de alfabetização e conhecimentos de Português, Matemática e Ciências.

O coordenador de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Benedito Marques Correia dos Santos, informa que as provas estão sendo realizadas em 44 unidades de ensino da rede municipal de Aracaju. A Provinha Brasil se destina aos alunos do 2º ano, enquanto o ANA aos do 3º ano e a Prova Brasil aos do 5º e 9º anos.

Ele explica que, no caso da Provinha Brasil, a finalidade do exame é avaliar a aprendizagem dos alunos no que se refere as disciplinas de Português e Matemática. "No primeiro semestre deste ano ocorreu a primeira etapa e agora está sendo feita a segunda", enfatiza Benedito Marques.

No caso do ANA, Benedito Marques ressalta que esta avaliação é um novo programa do Ministério da Educação (MEC), que visa verificar e conhecer como se encontra a alfabetização dos alunos. E finalmente, a Prova Brasil, que envolve estudantes do 5º e 9º ano, onde são aplicadas além das provas de Português e Matemática, também de Ciências.

Mas no caso da nova prova de Ciências, Benedito Marques observa que os resultados obtidos da mesma não serão computados para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o que só ocorrerá em 2015. "Nesses dias que as provas estão sendo aplicadas estamos fazendo o acompanhamento em cada escola da rede municipal", destaca.

E para que haja um sucesso dos alunos na aplicação das provas, o coordenador do Ensino Fundamental da Semed, concluiu salientando que é de fundamental importância os coordenadores das escolas motivarem a participação dos estudantes, o que certamente contabilizará de forma positiva nos cálculos do IDEB.