Sema apoia Programa Recicle Óleo no Jabotiana

Meio Ambiente
20/11/2013 18h37

A Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), a Associação de Moradores do Sol Nascente/JK e Movimento Jabotiana Viva estão unidos em prol do meio ambiente. No dia 26 de novembro, próxima terça-feira, às 19h, haverá o lançamento do Programa Recicle Óleo, no bairro Jabotiana. O evento acontecerá na Associação de Moradores da Comunidade e tem como objetivo dar um destino ambientalmente sustentável ao óleo de cozinha.

"Este programa é importante, uma vez que envolve a comunidade, sendo inédito em Sergipe. Atualmente o recolhimento de óleo de cozinha saturado é feito em restaurantes e outros empreendimentos. A ação visa à minimização dos danos ambientais" disse o coordenador do Programa Recicle Óleo e presidente do Movimento Jabotiana Viva Jorge Moreira.

O secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, parabenizou a iniciativa da comunidade em preservar o meio ambiente. "O Programa Recicle Óleo é uma iniciativa sustentável que viabilizará um destino correto ao óleo de cozinha e preservará o rio Poxim, que banha todo o bairro Jabotiana e mais seis outros bairros de Aracaju, abastecendo 30% da água consumida na Capital. Os moradores do Jabotiana estão de parabéns por ser o primeiro bairro da Capital a iniciar este programa. É importante que todos os moradores participem e sejam multiplicadores dessa ação", enfatizou Matos.

A intenção do programa Recicle Óleo é mostrar também a comunidade que o óleo pode ser transformado em biodiesel, sabão, detergente, massa de vidraceiro e até ração animal. Por isso, a empresa Recigraxe fará o recolhimento do óleo de cozinha no Ecoposto e dará a ele um destino ambiental sustentável.

Danos Ambientais

O descarte inadequado do óleo de cozinha pela pia causa entupimentos no encanamento residencial e na rede pública de esgoto, levando ao uso de produtos químicos altamente poluentes aos rios e lençóis freáticos.

Nos rios, o óleo de cozinha forma uma camada impermeabilizante na superfície que impede a passagem de luz comprometendo o oxigênio existente e levando a morte peixes e vegetação aquática.

Já, no solo, o óleo também causa grande impacto ambiental negativo. Ele impermeabiliza o solo contribuindo para ocorrências de enchentes.

Como participar

Depois que o óleo usado esfriar, deposite-o em uma garrafa pet com auxílio de um funil e mantenha sempre bem fechada. Não use vasilhas de vidro ou latas por motivo de segurança.

Com um guardanapo de papel, limpe a panela em que foi preparado o alimento com óleo e faça o mesmo procedimento com funil e coloque o guardanapo sujo no lixo orgânico. Quando a garrafa pet estiver cheia, leve para o Ecoposto na Sede da Associação dos Moradores do Sol Nascente/JK, situada na Avenida Cezartina Régis, 335, Conjunto Sol Nascente, Bairro Jabotiana.

A garrafa pet, com o óleo, será colocada em um tonel próprio para este fim. O horário de recolhimento será das 15h às 19h (segunda a sexta) e das 8h às 12h (sábado).