As obras estruturantes executadas pela Prefeitura de Aracaju nos conjuntos Nova Liberdade I e II, localizados na Zona Norte da capital, beneficiarão centenas de famílias que moram em uma região sempre negligenciada por administrações passadas, mas que agora poderão ter ruas pavimentadas, urbanizadas e com saneamento básico. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II).
"Graças ao empenho e ao trabalho da atual gestão municipal, os moradores das duas comunidades viverão uma nova realidade a partir de um conjunto de obras de infraestrutura. Vale destacar que, com muito critério e estudos, os quase R$ 16 milhões investidos no local resultarão em mais de 30 ruas, divididas entre os dois loteamentos, dotadas de macro e microdrenagem, pavimentação asfáltica, urbanização e esgotamento sanitário", explica o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares.
A obra encaminha para ser finalizada e, caso não haja incidência de chuvas nos próximos dias, a estimativa é de que na próxima semana seja totalmente concluída. Para isso, equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) realizam os últimos retoques. Na manhã desta sexta-feira, 22, profissionais da Emurb concentraram as ações na rua C, no Nova Liberdade I, que em virtude das chuvas teve a implantação da pavimentação asfáltica prejudicada.
Direito à cidade
A partir de um conceito recente criado pelos estudiosos das questões urbanas que definem o Direito à Cidade como os mecanismos oferecidos pelo poder público ao cidadão a fim de dar melhores condições de vida, a Prefeitura trabalha cotidianamente para modernizar a estrutura urbana de Aracaju e prepará-la para o futuro. Os investimentos em obras que melhorem a vida da população de Aracaju serão constantes durante a atual gestão municipal e um organograma administrativo ousado pretende alcançar todos os bairros.