João Alves apoia projeto social destinado a crianças carentes

Agência Aracaju de Notícias
22/11/2013 17h14
Início > Noticias > 56978

Na manhã desta sexta-feira, 22, o prefeito João Alves Filho visitou a sede da Organização Não Governamental (ONG) ‘Cantinho do Céu', instalada no bairro Santa Maria. Na ocasião o prefeito conheceu todo o espaço, conversou com as crianças atendidas pelo projeto, além de tentar viabilizar a doação de um terreno em frente ao local, para estender o trabalho para adolescentes e jovens. A instituição existe desde 2002 e atende atualmente 140 crianças de todas as idades, dando educação em tempo integral, durante todos os dias da semana.

Preocupado com o futuro dos menores da cidade, o prefeito elogiou o trabalho do casal fundador Thomas e Cinira Zettler - missionários evangélicos que trabalham com educação social e evangelismo de crianças e adolescentes.  "Fico emocionado quando pessoas sérias ajudam a dar um futuro melhor às crianças", disse o prefeito.

O terreno desejado pela ONG é de responsabilidade da Prefeitura e João Alves encaminhará a proposta para a Câmara de Vereadores. "Uma das minhas paixões é a educação, por isso vou buscar viabilizar com a Câmara Municipal a aprovação para, em breve, esperamos ter não somente a doação do terreno, mas também outros projetos como este em Aracaju, já que existe em nós o desejo de levar esse trabalho maravilhoso a outros locais da cidade", assegurou.

Atualmente, de acordo com o Governo Federal, as crianças do Brasil aprendem a ler por volta dos 8 anos de idade, porem a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem investido para a mudança deste quadro para, assim, reduzir o número de analfabetos funcionais e elevar o nível educacional dos pequenos aracajuanos  - algo já presente nas crianças que frequentam a ONG e que foi notado pelo prefeito. "Nossa meta é instruir os alunos de Aracaju o mais cedo possível - como acontece nos países desenvolvidos", afirmou.

A Prefeitura tem dado passos largos na educação de Aracaju. Graças ao alto investimento por parte da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professores e alunos têm tido a oportunidade de se desenvolver no campo pedagógico. "Temos alunos que já sabem ler, escrever e estão dominando as quatro operações com apenas 6 anos. Isso só está sendo possível devido aos esforços empreendidos pela Educação", revelou o prefeito João Alves.

Cantinho do Céu

Criado em 2002 com o intuito de ajudar crianças carentes que vivem no entorno do Santa Maria, o projeto "Cantinho do Céu" idealizado pelo alemão Thomas Zettler e pela brasileira Cinira, iniciou atendendo apenas 7 meninos e meninas, mas logo conseguiu apoio de um grupo missionário da Alemanha e vem crescendo desde então.

"Estamos aqui há 12 anos, mas só agora recebemos uma atenção especial por parte da Prefeitura. Hoje, graças a Deus, além da ajuda do grupo alemão, recebemos alimentação para as crianças mensalmente", conta Cinira. Revelando, também, que a contribuição internacional veio depois de ter conhecido a filha do senador alemão Gerhard Hall - que acompanhou João Alves durante a visita.

Em viagem ao Brasil logo que o projeto foi fundado, Sylvia Rall conheceu o casal e levou a ideia a sua cidade natal - Marbach - e, deste modo, conseguiu apoio financeiro de diversos empresários da cidade alemã. "É muito importante darmos este tipo de auxílio às crianças e mais importante ainda é poder ampliá-lo. Conseguimos boas doações em nosso País, agora, com o compromisso do prefeito, vamos estender nossas ações a um público maior", completou Sylvia.