AVOSOS firma parceira com a Saúde de Aracaju

Saúde
22/11/2013 18h09
Início > Notícias > AVOSOS firma parceira com a Saúde de Aracaju

Na tarde desta sexta-feira, 22, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (AVOSOS) recebeu profissionais da Secretaria da Saúde de Aracaju em suas dependências para firmar uma parceria importante no o combate ao câncer infantojuvenil em Aracaju. O I Encontro dos Profissionais da Rede de Atenção Primária no Combate ao Câncer Infantil  faz parte da campanha nacional “Novembro Dourado” e visa criar uma rede de identificação da doença ainda em seu estagio inicial, aumentando as chances de recuperação dos doentes.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem da Saúde de Aracaju, Rita Bitencourt, todas as Unidade de Saúde da Família foram convocadas para o evento, aumentando assim o campo de atuação dos profissionais que trabalham na Rede de Atenção Primária, que a partir de agora vão poder identificar e encaminhas possíveis casos de câncer.

“Vamos trabalhar focados na propagação do diagnostico precoce da doença. Sabemos que esta doença é a terceira causa de morte entre crianças de um a quatro anos. Precisamos combater isso, pois 85% dos casos descobertos previamente são curáveis. Este workshop oferecido pela AVOSOS aos nossos servidores é um grande presente, que certamente será abraçado por todos nós em prol da saúde de muitas crianças e jovens aracajuanos”, disse Rita, que fez questão de enaltecer a atuação da AVOSOS. “Oferecendo serviços que vão do diagnóstico até o tratamento, a AVOSOS é uma referência para o Brasil”.

Segundo o gerente geral da AVOSOS, Wilson Melo, a intenção desta parceria é focar no combate da doença através de um tratamento rápido. “É uma alegria para nossa Instituição ver tantos profissionais da Atenção Básica empenhados nessa luta junto conosco, pois temos uma grande responsabilidade para com a saúde dessas pessoas visto que trabalhamos enfrentando diretamente o câncer. Sabemos que a partir do conhecimento dos integrantes da Secretaria da Saúde de Aracaju vamos melhorar ainda mais o tempo respostas durantes os tratamentos, uma vez que vamos combater mais cedo o câncer” destacou o gerente. Da mesma forma, o médico oncologista da AVOSOS, Venâncio Gumes frisou o poder do diagnostico antecipado. “Quanto mais cedo, mais fácil tratar, pois teremos menos drogas no organismo dos pacientes, o que resulta sempre em boa resposta ao tratamento”, disse o especialista.

O entusiasmo dos integrantes da AVOSOS acabou contagiando os gerentes das Unidades de Saúde. Segundo pontuou Carmem Sampaio Lima, gerente da Unidade Madre Tereza de Calcutá, esta oportunidade tem um valor ímpar para a sociedade. “Uma excelente parceria e que certamente será empregada dentro das Unidades. Estamos aqui aperfeiçoando nosso conhecimento para repassá-lo aos outros colegas”.

Novembro Dourado

Em 23 de novembro, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, instituído pela Lei nº 11.650 de 04 de abril de 2008. Para enaltecer a data, pela primeira vez, a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), através das entidades associadas, promoverá o “Novembro Dourado”.

Em Aracaju, a Avosos realizou durante toda essa semana diversas ações voltadas aos doadores, crianças e adolescentes assistidos, voluntários e profissionais de saúde. O câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes de 05 a 19 anos. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o número estimado de casos novos de câncer infantojuvenil é de 4.700 a 19.000 por ano, mas apenas 3.040 casos são registrados, e dentre os casos diagnosticados, muitos são encaminhados aos centros de tratamento com a doença já em estágio avançado.