Defesa Social e Guarda definem ações do Programa Anjos Azuis para 2014

Guarda Municipal
22/11/2013 17h58
Início > Noticias > 56984

As equipes dos dois projetos que formam o programa Anjos Azuis da Prefeitura de Aracaju, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA) se reuniram na última quinta-feira, 21, para traçar as novas ações para 2014. Os projetos Guarda Cidadã e Anjos Azuis nas Escolas deverão atuar mediante indicadores que revelem a necessidade, bem como o impacto, das ações de cunho social e preventivo em comunidades que apresentem índices consideráveis de violência.

A proposta do programa é contribuir com o enfrentamento da violência e do uso de drogas. A ação conta com um rol de atividades articuladas que alcançam o público escolar, as famílias e a comunidade através de práticas sociopedagógicas. "A GMA faz e fará o trabalho repressivo e a ostensividade, porém o diferencial da instituição está neste programa, que prioriza a prevenção. No próximo ano, vamos definir as comunidades que receberão os projetos a partir de estudos prévios dos índices locais.
Empreenderemos um trabalho permanente - com início, meio e fim - para avaliarmos, através de indicadores, a eficiência das ações do programa", explicou a secretária Georlize Teles.

Para auxiliar na busca de medidores de desempenho do programa, a Semdec e a GMA estabeleceram um núcleo de avaliação e monitoramento na Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento da GMA. De acordo com as integrantes da coordenadoria, as guardas muncipais (GMs) Tássia Emanuella e Jaqueline Gomes, uma das propostas é promover uma formação sobre prevenção, segurança pública e inserção nas comunidades para as equipes do programa. "Depois disso, a nossa intenção é atuar junto ao grupo para estabelecer os indicadores específicos para cada projeto. A ideia é construirmos juntos os mecanismos e as ferramentas de monitoramento das ações", detalhou Jaqueline.

Além de indicadores de resultados, Georlize colocou mais uma missão para os projetos que é a expansão do relacionamento com as demais Guardas do Estado. "À medida que surgirem intervenções de ambos os projetos em outros municípios, é importante estabelecer um contato com a Guarda local para criar laços, interagir e ampliar as relações e o diálogo entre as instituições", pontuou.

O programa

O Anjos Azuis atende a uma demanda da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que define o guarda municipal (GM) como um agente da cidadania. Neste sentido, o programa toma como referencial ético os direitos humanos e a cidadania na atuação junto aos munícipes e nos espaços públicos, desenvolvendo ações socioeducativas com o intuito de despertar a cultura de paz na comunidade escolar.

Com o Anjos Azuis, a Semdec pretende implantar estratégias que extrapolam o caráter repressivo no combate a problemas como a violência, a depredação do patrimônio público e o tráfico de drogas, utilizando o espaço escolar como um meio para buscar soluções criativas para resolução proativa dos conflitos. A iniciativa nasceu devido à nova concepção de segurança pública municipal que parte da prevenção como o melhor caminho para se chegar à redução da criminalidade.

O programa conta atualmente com dois projetos: o Guarda Cidadã e o Anjos Azuis na Escola. O primeiro contempla os estudantes de até 12 anos e conta com a apresentação institucional da GMA e atividades lúdicas que estimulam a cidadania e boas práticas sociais. Já o segundo, atende a adolescentes do ensino fundamental maior com a realização de atividades extracurriculares, que motivam os alunos a se tornarem também multiplicadores, levando os valores trabalhados no projeto para familiares, seus pares e comunidade.