Guarda Municipal garante segurança em passeio ciclístico do Hemose

Guarda Municipal
25/11/2013 15h36
Início > Notícias > Guarda Municipal garante segurança em passeio ciclístico do Hemose

No sábado, 23, o ciclopatrulhamento da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) garantiu a segurança de ciclistas que participaram das comemorações alusivas do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que é celebrado nesta segunda, dia 25 de Novembro. O evento foi promovido pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) com o objetivo de mobilizar e sensibilizar ainda mais pessoas para a importância da doação de sangue. O passeio ciclístico teve início no Parque dos Cajueiros, seguiu até a Praça do Minigolfe e foi encerrado no Parque da Sementeira. A ação contou com o apoio da GMA, da SMTT e do Serviço Móvel de Urgência (Samu).

Tereza Lisboa, assistente social e diretora do Hemose explica a importância de ser um doador voluntário. "Ser doador é ser um cidadão na sua essência. Só se é mais feliz quando podemos compartilhar vida. O sangue nos é dado de graça todos os dias e não custa nada dar um pouco a quem precisa, afinal, qualquer um de nós poderá precisar. Agradecemos a Guarda de Aracaju, sem a qual, o evento não estaria sendo realizado com tanta organização e segurança".

O responsável pelo Ciclopatrulhamento da GMA, guarda municipal (GM) Josefran, ressalta a estratégia adotada pelo órgão para garantir segurança aos doadores que participaram do evento. "A Guarda de Aracaju está atuando no evento com 14 GMs, sendo 12 ciclopatrulheiros e dois patrulheiros em uma viatura de apoio. A Guarda está pronta para entrar em ação, caso haja qualquer necessidade de um deslocamento mais ágil, seja com as bicicletas ou com a viatura". O GM Josefran fala ainda da satisfação de trabalhar em um evento de cunho social dessa relevância: "sou doador há sete anos e uma iniciativa como essa é de suma importância para a conscientização da sociedade sobre a doação de sangue. É um ato tão simples, mas que salva tantas vidas".

O médico e presidente da Fundação Parreiras Horta, Gustavo Filho, também estava no passeio ciclístico e fez um apelo a todos os cidadãos. "A sociedade atendeu ao nosso apelo e compareceu em bom número ao nosso evento. Estamos aqui para comunicar sobre como é honroso o ato voluntário de doar. Parabéns aos que já são doadores e quem ainda não é, venha ser! Muitas vidas esperam para ser salvas por você".

O Hemose fica ao lado do HUSE e funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h. Aos sábados e feriados o horário de funcionamento é das 8h às 12h. Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos pode ser doador. Para doar, a pessoa não deve ir em jejum e nem deve ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.