Ações da Fundat integram Semana Global de Empreendedorismo

Formação para o Trabalho
25/11/2013 17h55

 Considerado um movimento global que busca fortalecer a cultura empreendedora, a Semana Global de Empreendedorismo acontece durante o mês de novembro e já contempla a participação de 130 países na iniciativa. No Brasil, 26 estados realizam o evento, com a inclusão ativa de 341 cidades. Aracaju também integra a rede de realizadores voltados para prática empreendedora durante a Semana. Pela administração municipal, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) é o órgão diretamente envolvido com ações de ordem empreendedora, se constituindo como uma das instituições participantes do evento em âmbito local.

 Durante os dias de realização da Semana Global, entre os dias 18 a 24 de novembro, a Fundat deu continuidade aos seus projetos de ações de empreendedorismo, como a  capacitação para 75 feirantes no curso de Segurança Alimentar, para 50 vendedores ambulantes no curso de Educação Alimentar e para 30 guardadores de carro no curso de Atendimento ao Cliente.

Além das capacitações, ainda durante os dias da Semana, também foi organizada uma oficina de empreendedorismo para usuários e instrutores de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), vinculados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo foi mostrar a importância do desenvolvimento de práticas empreendedoras como fomento de um modelo de negócios autossuficiente e gerador de renda e trabalho. Na ocasião, os participantes foram estimulados como iniciar seus projetos de gestão, conhecendo o diferencial do investidor de risco para o que se planeja e organiza seu trabalho.

Segundo a diretora de empreendedorismo da Fundat, Alzira Carvalho, estimular o desenvolvimento da gestão de negócios é uma ferramenta importante para cultivar uma nova perspectiva de geração de renda para os cidadãos.

 "Adotar uma postura empreendedora serve não só como benefício para sua conjuntura profissional, como também para a esfera pessoal. Tornando as pessoas mais autossuficientes, independentes e com uma visão proativa de como determinar o que acontece em certas situações. Por isso, a Fundat sempre tenta incentivar esse conjunto de valores nos cidadãos, mostrando como isso está implicado nos vários eixos da vida da pessoa e de como repassar esse aprendizado aos que estão à sua volta", destaca Alzira.