Semfaz apresenta Centro de Custos como ferramenta gerencial para a PMA

Fazenda
25/11/2013 18h16

A Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) reuniu na manhã desta segunda-feira, 25, representantes das secretarias de Assistência Social e Educação para apresentar as condições tecnológicas para a implantação da ferramenta gerencial. A previsão para o levantamento, criação e configuração devem ocorre até o final de dezembro de 2013 para que o sistema esteja em pleno funcionamento a partir de 2014.

O consultor técnico da Semfaz, Marcos Dias, abriu a reunião observando que a implantação dos Centros de Custos no Sistema Financeiro Integrado da Prefeitura Municipal de Aracaju, apresenta-se como um marco histórico no desenvolvimento de mecanismos gerenciais de apoio à tomada de decisão no âmbito das Secretarias Municipais, tanto por sua abrangência, quanto por sua metodologia de construção e implantação.

"O maior desafio dessa nova ferramenta é o de produzir informações úteis para os Gestores Municipais, pois a vitalidade de um sistema de informação está diretamente relacionada com o uso que se faz das informações geradas", afirma Marcos Dias.

Ainda esclarecendo sobre a nova ferramenta, Dias falou do avanço da implantação dos outros projetos como o da contabilidade patrimonial. Estas iniciativas agregadas compõem a política de melhoria da qualidade de gasto público, incentivada, entre outros atores, pela Secretaria Municipal da Fazenda.

Marcos Dias informou que o processo de criação dos centros de custos no sistema financeiro tem como base de sustentação a mudança de aspectos culturais do setor público, iniciando-se por um processo de capacitação dos usuários na manutenção e uso do sistema, passando por uma gestão eficiente das informações geradas e solidificando-se na institucionalidade do uso da informação de custos por parte dos órgãos da PMA e apropriação desse uso pelos gestores públicos.

"Temos consciência de que muito foi feito, muito se fez e muito ainda terá que ser feito para aperfeiçoamento, evolução, maturação de uma política de informação de custos e qualidade do gasto público'', conclui Marcos.

Para a coordenadora da Educação Orçamentária e Financeira da Educação Isabella Santos Moura, com a implantação do Centro de Custo, os gestores terão acesso sobre os gastos de cada escola "Essa realidade é de grande importância porque vai facilitar nosso trabalho", disse Isabella.

De acordo com o chefe da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Educação, Evandro Barbosa, esse instrumento facilitará a verificação dos custos pela administração publica, em tempo real, o que facilitará toda a parte de projeção de compras.

Participaram do evento o Assessor da Secretaria Municipal da Fazenda Gilton Carvalho, o Chefe da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Educação, Evandro Barbosa Dias, a Coordenadora da Educação Orçamentária e Financeira, Isabella Santos Moura/SEMED, o Diretor do Departamento de Administração e Finanças Luiz Eduardo Nascimento/SEMED e da Assistência Social a Diretora de Planejamento/SEMFAS, Cristiane Oliveira Ferreira e a Técnica de Planejamento /SEMFAS, Mônica Couto.