Segundo Tempo desenvolve ação recreativa para jovens do Bairro Coqueiral

Juventude e Esporte
25/11/2013 18h59

A manhã do último sábado, 23, foi marcante para cerca de 70 jovens de 8 a 15 anos do Bairro Coqueiral, assistidos pelo núcleo do Segundo Tempo inserido no Centro de Referência a Assistência Social (Cras) da comunidade. O programa do Ministério do Esporte, estruturado em Aracaju através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), democratiza o esporte educacional e vem oferecendo novas oportunidades de vivências para jovens que residem em áreas de vulnerabilidade social.

Em parceria com a Escola de Natação Agitação e o Colégio José Olino, ambos particulares, o programa ofereceu uma manhã recreativa para as crianças, que aproveitaram um agitado circuito de atividades, que envolvia desde a recreação na piscina, a jogos esportivos e uma aula de zumba. A ação, que faz parte do plano de atividades complementares desenvolvido pelo programa, também foi precedida por outro importante evento: a realização da Semana da Saúde e da Arte, que aconteceu no dia 14.

"Nós estamos sempre procurando atividades que possam ser desenvolvidas tanto dentro como fora dos Cras. Tentamos nos aproveitar de tudo que o município pode nos oferecer, como na Semana de Saúde e Arte, quando disponibilizamos avaliações dermatológicas, consultas odontológicas e atrações lúdicas. Nesse evento de hoje, por exemplo, já trabalhamos outros aspectos, como a inclusão e acessibilidade", fala Cássia Fernanda Cardoso, Coordenadora Pedagógica do Segundo Tempo.

E a questão do acesso parece estar mesmo na pauta do programa. "Este é um momento diferente, fora da realidade em que eles estão acostumados e da normalidade do próprio núcleo. É algo fora do comum que tem bastante a agregar e a contribuir no impacto do que trabalho que estamos desenvolvendo. Quantas crianças nunca tiveram acesso a uma piscina? O que nós fizemos hoje é um episódio piloto que pode se estender a nossos outros 27 núcleos em Aracaju", diz Kelly Silva, Coordenadora Geral do Segundo Tempo.

Sérgio Thiessen, proprietário da Escola Agitação, também destaca o caráter social da ação. "A maioria das crianças aqui hoje nunca haviam entrado numa piscina. Nós olhamos para elas, cheias de expectativa, e nosso coração naturalmente se enche de emoção. Para nós da Agitação é uma satisfação enorme participar deste evento, é muito importante que nós possamos retribuir as bênçãos que temos recebido há mais de 20 anos. É uma maneira simples de tornar o mundo um pouco mais justo", comenta.

Carlos Eloy, Secretário da Juventude e do Esporte, colabora. "Nós temos que mostrar cada vez mais o quanto o esporte pode modificar a qualidade de vida tanto dos nossos jovens como da população em geral. O esporte está intimamente ligado à educação e a saúde, e já está mais do que provado que investimento nele é seguro, eficaz e traz um retorno muito grande a nossa sociedade. É algo em que a Sejesp está focada em destacar", finaliza.

Quem gostou mesmo das atividades realizadas foi o jovem Leonardo Correia. Acostumado a nadar desde cedo, o menino de 13 anos trocou a correnteza das marés por uma piscina repleta de amigos. E aprovou. "É muito bom fazer várias coisas diferentes e interessantes, passear e sair de casa. É melhor ainda por que eu paro um pouco de ficar só na rua", conta.