Exposição da Bandeira recebe visita dos alunos da escola municipal José Antônio da Costa Melo

Cultura
26/11/2013 16h25

Alunos do ensino fundamental da Escola Costa Melo estiveram na tarde desta segunda-feira, 25, uma tarde ampliada de conhecimentos históricos e cidadania, em visita ao Espaço Mirante Praia Formosa.  Em homenagem ao Dia da Bandeira, a Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju) preparou uma exposição "A Bandeira e sua história". A mostra segue até dia 30 deste mês, contando a história do Brasil e de Sergipe no decorrer desses cinco séculos.

Para o secretário Josenito Vitale (Nitinho), o momento é gratificante. "Poder contribuir com a educação dessas crianças que têm poucas oportunidades, é de grande importância. Muitas delas jamais viriam aqui se não fosse em um evento escolar", ressaltou.

A exposição conta com 15 bandeiras que passa por várias fases da história do Brasil. O Decreto Lei número 4 criou o Dia da Bandeira, em 1889, homenageando o símbolo máximo da nossa pátria, sendo apresentada ao povo no dia 19 de novembro do mesmo ano, quatro dias após a Proclamação da República.

Na ocasião, a cantora e diretora de Arte e Cultura da SEC/Funcaju, Antônia Amorosa cantou o Hino da Bandeira. Já a Trupe da Valdice fez encenação, destacando a importância da bandeira. "Esta é uma grande iniciativa, que deve ser continuada e apresentada para as demais escolas da rede, nesse espaço temos cultura, lazer e conhecimento sendo explorado por nossas crianças", declarou o coordenador da escola, Edson Barros.

"Me fez relembrar as coisas que já tinha estudado e aprender o que ainda não fazia parte dos meus conhecimentos, ter uma aula fora da sala além de informação, podemos observar o mundo por outro ângulo", relatou a estudante Leticia Santos.