A Empresa Municipal de Serviços Urbanos por meio da Diretoria de Controle Operacional (Dirop/Emsurb) já intensificou a fiscalização de descarte irregular de lixo em vários pontos da cidade, principalmente em terrenos baldios. Com objetivo de reprimir o descarte irregular de resíduos sólidos e de construção civil em Aracaju, a ação está prevista na Lei Municipal 1.721 que regulamenta o código de limpeza urbana.
De acordo com o diretor de controle operacional da Emsurb, Robert Willyam, foi montada uma equipe volante para promover a operação. "Com uma equipe composta por cinco profissionais, temos assim o suporte para realizar rondas diárias em toda a cidade no intuito de identificar pontos estratégicos em que a prática acontece. O nosso método de atuação é com a ronda diária e com o recebimento de denúncias na busca de flagrantes", informa Willyam.
O cidadão que deseja efetuar uma denúncia pode ligar para o 0800 284 1300. Os valores das multas e notificações são especificados e variam de acordo com a categoria, como resíduos de construção civil, resíduos orgânicos e resíduos infectantes, e vão de R$ 160,44 até R$ 5.348,00. Até então, foram executadas dez apreensões com notificação pela equipe da Emsurb.
O diretor chama a atenção para um hábito bastante disseminado que pode gerar consequências prejudiciais. "Infelizmente uma parte da população está acostumada a realizar o descarte em áreas públicas, canteiros e terrenos baldios. Pedimos a colaboração destes para que evitem este tipo de ação, já que a prática prejudica o serviço de limpeza urbana e o meio ambiente, além de propiciar um ambiente propício para pragas como ratos, baratas e todo tipo de inseto. É bom lembrar que a coleta domiciliar atende toda a capital garantindo a limpeza e a conservação dos espaços", acrescentou Robert Willyam.
Recolhimento de entulho
O cidadão que tiver necessidade no descarte de pequenas quantidades de lixo ou entulho pode se deslocar até uma caixa coletora. "Em toda a capital distribuímos caixas coletores pensando na necessidade da população. Caso o entulho seja proveniente de uma grande obra, é necessário que seja contratado o serviço de uma empresa especializada nesse tipo de coleta", conclui o diretor.