Usuários do CAPS recebem orientações sobre empreendedorismo

Formação para o Trabalho
27/11/2013 10h57
Início > Notícias > Usuários do CAPS recebem orientações sobre empreendedorismo

A formação de uma cultura de negócios e o estímulo na autonomia de decisões foram os temas abordados durante a palestra de postura empreendedora, realizada pela equipe da diretoria de empreendedorismo da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria da Família e Assistência Social (Semfas). O público-alvo da palestra foi os usuários e funcionários dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A palestrante e pedagoga Aneclavilze Correa salientou a importância de incorporar a prática do empreendedorismo para as várias instâncias da vida pessoal e profissional de cada um, reforçando que o objetivo é a busca por metas que agreguem satisfação e prazer sobre aquilo que se faz.

 "O empreendedor é aquele que luta incansavelmente em busca do seu sonho. Não se deixa abater pelo desânimo ou dificuldades que eventualmente apareçam. Ele sabe calcular os riscos e arrisca naquilo em que ele possa ter retorno. E todas essas medidas não só se aplicam ao meio profissional, mas podem ser direcionadas para outros setores da vida de cada um, como na questão do relacionamento, comportamento e assim em diante", frisa a pedagoga.

A presidente da Fundat, Gláucia Guerra, esteve presente na ocasião e ressaltou a importância de estabelecer parcerias que estimulem a formação de um novo posicionamento do cidadão sobre como melhorar a sua renda ou conseguir ampliar sua potencialidade financeira.

"Muito feliz em notar o interesse de vocês em conhecer formas de como agregar conhecimento que resulte em um incremento no seu poder aquisitivo, seja melhorando a sua própria formação profissional ou até planejando em como gerar o seu próprio negócio. A Fundat está de portas abertas para atendê-los sempre que desejarem, seja pelos serviços ofertados da Agência do Trabalhador, Credpovo e até da oferta de cursos profissionalizantes", frisa Gláucia. 

Interação

Por meio de dinâmicas e atividades interativas, os participantes puderam entender como desenvolver práticas do empreendedorismo, sempre relacionando suas aplicações a situações do cotidiano ou experiências pessoais por qual estão passando.

Na opinião do participante Everton da Costa, usuário da rede CAPS, a oportunidade de compartilhar suas experiências com o restante do grupo ajudou a te dar mais foco e determinação para montar sua nova empresa. "Foi muito gratificante estar aqui e conseguir ampliar meus horizontes sobre as minhas intenções de trabalho. Já vi que tenho todas as ferramentas para seguir adiante. Só basta ter determinação e força para buscar aquilo que almejo", ressalta Everton.

Para a gestora de apoio da Saúde Mental, Claudine Aguiar, o entrosamento entre os integrantes mais a oportunidade de oferecer perspectivas de geração aos usuários foram fatores essenciais para a continuidade do projeto em outras unidades do CAPS.

"Essa é a primeira atividade em que voltamos para os beneficiados do CAPS sobre a questão do empreendedorismo, sendo que a intenção é ampliar esse projeto para mais unidades no próximo ano. Por essa turma, já vimos o interesse em que os participantes demonstraram pelo tema e sabemos que muitos deles já possuem habilidades na área de negócios, precisando de um estímulo para como melhor desenvolver algumas de suas ideias", explica.