PMA lança campanha pelo fim da violência contra a mulher

Família e Assistência Social
27/11/2013 15h43
Início > Notícias > PMA lança campanha pelo fim da violência contra a mulher

Lutar contra toda forma de preconceito, opressão e discriminação sofridos pela mulher. Foi por este objetivo que a Prefeitura Municipal de Aracaju mobilizou algumas de suas secretarias para a execução da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que será lançada às 7h30 da próxima segunda-feira, 2, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, e tem a parceria da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe.

O evento será comandado pelo vice-prefeito, José Carlos Machado, e terá a participação das titulares das pastas da Família e Assistência Social, Selma Mesquita, da Educação, Márcia Valéria de Santana, da Saúde, Gorette Reis, e da Defesa Social, Georlize Oliveira.  No mesmo dia, a partir das 18h, será realizada panfletagem e distribuição de adesivos na avenida Beira Mar.

Para a secretária Selma Mesquita, a campanha visa mobilizar e chamar a atenção da sociedade para a necessidade de se combater o fim da violência contra a mulher. "Não podemos aceitar que esse tipo de crime continue a ser perpetuado em nossa sociedade. Precisamos somar esforços para combatê-lo com vigor", declarou.

Na terça-feira, 3, a campanha será executada dentro de cinco escolas municipais, através do Projeto de Grafismo, que será realizado através da parceria entre a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça e a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos irão trabalhar o tema "violência contra a mulher".

Para a sexta-feira, 6, todos os servidores municipais serão convidados a participar da campanha, vestindo uma roupa branca. O encerramento da mobilização acontecerá no dia 10, quando haverá uma grande caminhada, saindo da praça Camerino com destino ao centro da cidade.   

16 Dias de Ativismo

Em 1991, com o objetivo de promover debates e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres, foi lançada a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as mulheres, para lutar contra toda forma de preconceito, opressão e discriminação sofridos pela mulher.

O marco da campanha é o 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra Mulheres é marcado pelo assassinato brutal das irmãs Minerva, Pátria e Maria Tereza, que lutavam pela liberdade política em oposição ao ditador Rafael Leônidas Trujillo, ditador que governou com mãos de ferro a República Dominicana de 1930 a 1961.