Mesários são treinados pelo TRE para eleição de conselheiro tutelar

Família e Assistência Social
28/11/2013 15h22
Início > Noticias > 57076

A eleição, que está marcada para este domingo, 1º, das 8h às 17h,  vai contar com 120 mesários,  espalhados em 23 pontos de votação, com uso de  urnas eletrônicas. O treinamento dos mesários  aconteceu  na sede do TRE, no  turno da manhã  da última quarta-feira e nesta quinta-feira, e foi conduzido pelo técnico do Tribunal, Marcondes Vargas, que atua na área de treinamento desde 1998.

Para facilitar a aprendizagem os mesários foram divididos em duas turmas, às 9h e 10h. Sobre o treinamento, Marcondes Vargas pontua que "é imprescindível  o treinamento para que os mesários tenham um bom desempenho no processo eleitoral. A agilidade faz a diferença". Segundo ele, os mesários que receberam as instruções foram bem participativos.

"O treinamento foi bastante satisfatório, o técnico conseguiu pontuar os problemas mais relevantes nos tramites da votação de forma dinâmica e objetiva", declarou Virginia Santos, acrescentando que todas as suas dúvidas foram dirimidas. "Achei importante entender  o funcionamento usando a maquina de votação", salientou.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no final do treinamento fez algumas considerações com relação aos procedimentos no processo eletivo, lembrando que serão eleitos cinco conselheiros para cada distrito, que o eleitor deverá votar em cinco candidatos e que, caso tenha o interesse de dar seu voto  somente para um candidato será necessário completar o processo de votação, apertando no botão branco para os outros quatro votos, porque a não conclusão de todos os votos solicitados na urna eletrônica, implicará na anulação total da votação.

O eleitor deverá comparecer aos locais de votação do seu distrito, munido de titulo de eleitor e ou somente de documento oficial com foto. O eleitor também poderá levar os nomes dos candidatos  anotados em papel. A eleição acontecerá sob a fiscalização do Ministério Público do Estado de Sergipe e com o apoio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), da Guarda Municipal e da Polícia Militar de Sergipe.