Encontro em Brasília define pactuação para cursos 2014

Formação para o Trabalho
29/11/2013 12h46
Início > Notícias > Encontro em Brasília define pactuação para cursos 2014

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), integrou o grupo de participantes do Encontro Nacional de Pactuação de cursos 2014 para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizado em Brasília, durante os dias 26 e 27 de novembro. O evento foi organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e contou com a participação de entidades ofertantes do Sistema ‘S' e institutos federais de educação, representantes dos governos estatais, além de municípios classificados entre os dez primeiros colocados no número nacional de ofertas de cursos Pronatec.

Para a cidade de Aracaju, o encontro permitiu a definição do número de vagas de matrículas ofertadas entre janeiro a junho do próximo ano. Contabilizando o total de 7.000 vagas para esse período, distribuídas em 2.200 vagas demandadas pelo Ministério do Turismo (MTUR) e 5.000 vagas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O resultado surpreendente foi visto com enorme satisfação pela presidente da Fundat, Gláucia Guerra, que esteve no encontro acompanhada pela diretora de Formação Profissional, Maria do Socorro Melo.

"A surpresa maior foi saber que Aracaju foi o único município a estar com as suas sete mil vagas pactuadas para o primeiro semestre, ampliando ainda mais o número de cidadãos aracajuanos que serão beneficiados com uma nova formação profissional. Dessa maneira, continuaremos o trabalho que já desempenhamos desde o início deste ano, que já vem sendo elogiado e reconhecido dentro do cenário nacional dos programas de inclusão produtiva do Governo Federal", afirma Gláucia, ressaltando que o desempenho da Fundat como o 6º município no número de matrículas Pronatec no país foi bastante elogiado pelos representantes ministeriais, especialmente MDS, MEC e MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Novas parcerias

Durante o encontro, a Fundat conseguiu viabilizar a adesão da capital sergipana ao programa Pronatec Trabalhador, vinculado ao MTE, em que será destinada obrigatoriamente uma reserva de vagas de cursos para beneficiários que recebem o Seguro Desemprego. Outra medida formalizada foi a parceria com o Ministério da Pesca para a realização de cursos de capacitação para pescadores e marisqueiros de Aracaju, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o objetivo de melhorar a qualidade dos pescados e mariscos que chegam à casa dos aracajuanos.

Além disso, foi determinada a pactuação de novos cursos de formação inicial e continuada juntamente com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS) de Sergipe para 2014. A expectativa é que uma reunião estratégica entre representantes da Fundat e IFS aconteça na próxima segunda-feira, 02 de dezembro, para a discussão sobre quantidade de vagas e tipos de cursos executados.

Na avaliação da presidente da Fundat, todas essas conquistas confirmam a preocupação da atual administração em desenvolver uma política de caráter social voltada para a melhoria de renda da população. "O prefeito João Alves sempre esteve interessado no desenvolvimento de uma gestão mais humanizada, tendo em consonância a necessidade do cidadão em alcançar uma forma de garantir e manter seu emprego, como de melhorar o nível de trabalhadores qualificadores disponíveis no mercado. Tudo isso ajuda a elevar o índice de empregabilidade local e aumenta o desenvolvimento econômico da cidade", conclui Gláucia.