Saúde de Aracaju prepara os hospitais para atender os pacientes com dengue

Saúde
29/11/2013 15h17
Início > Notícias > Saúde de Aracaju prepara os hospitais para atender os pacientes com dengue

No dia 27 de novembro durante toda a tarde a coordenação do Programa Municipal de Controle da Dengue- PMCD realizou uma reunião onde foram convidados representantes dos Núcleos de Vigilância Hospitalar de todos os hospitais públicos e privados de Aracaju com o objetivo de atualizar as equipes das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar sobre as ações de atendimento aos pacientes com dengue.

Apesar do município de Aracaju ter apresentado um índice de 1% no último LIRAa, o PMCD deu continuidade ao debate com os hospitais sobre o Plano de Contingência da dengue com foco na assistência ao paciente e na organização de cada unidade hospitalar.

Foram debatidos temas de atualização dos números da dengue no Brasil e em Aracaju em 2013, foram orientados sobre a importância das notificações de casos suspeitos de dengue, bem como discutido o diagnóstico precoce e atendimento adequado ao paciente para evitar óbito.

No ano de 2013 a Secretaria de Saúde de Aracaju adotou uma forma nova de  notificação por email para os casos suspeitos de dengue e foram estas Unidades de Saúde que fizeram esta ação acontecer. O resultado foi um aumento de 205% de oportunidade da informação chegar ao conhecimento da Vigilância Epidemiológica e Programa da Dengue para uma ação mais rápida no campo.

Nos anos anteriores as notificações chegavam ao conhecimento da SMS em até 15 dias do caso notificados, em 2013 este tempo diminuiu para até sete dias, cerca de 60% dos casos notificados de dengue em 2013 estão dentro deste período,  o reflexo desta ação foi visto com a diminuição do número de casos de dengue e o controle da doença.

Toda vez que uma notificação de casos suspeitos de dengue chega ao conhecimento da SMS são desencadeadas ações imediatas para a não transmissão da doença, como o bloqueio de casos através da eliminação de focos no local de moradia ou de trabalho deste caso notificado como a aplicação do fumacê costal em um raio de ação de até 300 metros para eliminação do mosquito adulto transmissor da doença.

 O trabalho de prevenção e promoção da saúde é de fundamental importância para orientar as ações de controle e atendimento aos pacientes com dengue nos momentos do aumento de números casos de dengue com o objetivo maior de evitar óbitos.