Eleição para conselheiro tutelar acontece com tranquilidade

Família e Assistência Social
01/12/2013 13h10
Início > Notícias > Eleição para conselheiro tutelar acontece com tranquilidade

 

Os aracajuanos estão indo às urnas neste domingo para eleger os 25 novos conselheiros tutelares, em um processo eleitoral que ocorre com muita tranquilidade e sem transtornos, nas 32 sessões eleitorais instaladas nos cinco distritos da capital. A eleição começou precisamente às 8 horas, com a utilização de urnas eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Cada eleitor pode votar em cinco candidatos.

 A apuração terá início imediato ao fim da eleição e acontecerá no Centro Social Urbano Professor Gonçalo Rollemberg Leite, localizado à rua de Alagoas, no bairro José Conrado de Araújo. Serão eleitos os cinco candidatos mais votados em cada distrito, somando um total de 25. A posse irá acontecer no dia 20 de dezembro e o mandato se estenderá até 2015, quando haverá a eleição unificada em todo país.

José Carlos Santos de Moura, segurança de profissão, chegou às 8 horas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Bomfim, no conjunto Bugio para votar nos candidatos de sua preferência. “Estou exercendo a minha cidadania e espero que os eleitos façam um bom trabalho na defesa dos direitos da criança e do adolescente”, declarou ele, informando que votou em candidatos que já atuam na área social.

Atitude igual adotou Maria Estelita Santos da Silva, dona de casa. Entusiasta dos conselhos tutelares, garante que é importante a participação do povo no processo de escolha. “Acredito que os conselhos tutelares podem fazer muito pelas crianças e adolescentes. Eu mesma costumo procurar a ajuda dos conselheiros quando não posso resolver sozinha problemas com os meus filhos. Às vezes não sei como proceder ou como conversar com meus filhos e busco a orientação dos conselheiros”, enfatizou Estelita, eleitora do 1º Distrito, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Diomedes Silva, bairro Santa Maria.

Do outro lado do processo, está Tereza Cristina da Silva Santos, que pleiteou os votos dos eleitores do 1º Distrito, comprometendo-se em defender de forma intransigente os direitos da infância e da juventude. Ela sente-se legitimada e capacitada para assumir o cargo de conselheira tutelar devido aos 11 anos dedicados ao trabalho social voluntário que desenvolve junto a entidades como o Conam Mulher.

“Trabalho com a comunidade do bairro Santa Maria há 11 anos e tenho familiaridade com os problemas mais graves da região e, como conselheira, sei que posso fazer muita coisa para proteger crianças e adolescentes contra a pedofilia, os abusos, o abandono. Já vi criança pegandpo pão mofado do lixo para comer porque estava com fome. É essa realidade que quero ajudar a mudar”, disse.

Fiscalização

 A eleição para conselheiro tutelar está sendo realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o apoio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Todo o processo eleitoral está sendo fiscalizado pelo Ministério Público Estadual, na pessoas dos promotores de Justiça Maria Rita, Tatiane, Lilian Carvalho, Akel de Andrade Lima. Na avaliação do presidente da comissão eleitoral, Wesley Vinicius dos Santos, a eleição segue em ritmo tranquilo. “Apenas no Colégio Ofenísia Freire ocorreu um atraso de cinco minutos para iniciar a eleição, por conta da fa