As crianças da Creche Ação Solidária Almir do Picolé tiveram uma tarde especial promovida por alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na sede do Sest/ Senat (Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). O evento, que começou como uma oportunidade para exercitar os conhecimentos técnicos trabalhados ao longo do curso, acabou se tornando uma proveitosa ação capaz de gerar alegria e crescimento pessoal para todos os alunos.
Durante a Tarde Solidária, que se estendeu das 13h às 16h, as crianças brincaram em camas-elásticas e balanços, lancharam e assistiram o grupo Os Cones de teatro da SMTT, que apresentou o espetáculo "Se essa rua fosse minha", arrancando muitas gargalhadas e aplausos das crianças. Antes de voltar para a creche, elas ainda foram presenteadas com brinquedos e kits com alguns doces.
A Tarde Solidária foi uma iniciativa dos alunos e da instrutora do curso e para ser executada contou com um exaustivo planejamento que incluiu a divisão da turma em equipes, a criação de muitos planos de ação e até o esforço dos alunos em busca de parceiros e colaboradores para a realização do evento, que foi totalmente realizado através de doações. Identificados através da farda do curso e de uma carta produzida pela administração do Sest/Senat, os alunos buscaram recursos e conseguiram muitos parceiros que ofereceram brinquedos, serviços, produtos e a ajuda financeira que tornaram a realização do evento possível.
Cada detalhe da ação foi pensado rigorosamente pelos alunos a partir da base adquirida nos conhecimentos em sala de aula. "Fizemos tudo em um projeto muito organizado e muito produtivo para os alunos, pois o evento acabou contemplando todos os conteúdos e dando a eles a oportunidade de estabelecer uma relação entre a teoria que foi estudada e os desafios práticos que os profissionais encontram todos os dias", explica a instrutora do curso, Selma da Mata.
Resultados
Mesmo que a atividade faça parte do curso e que o desempenho dos alunos vá ser avaliado, a emoção teve muito espaço na Tarde Solidária. "A ficha ainda está caindo, acho que nenhum de nós percebeu perfeitamente a dimensão deste trabalho, mas ver as crianças se divertindo e ouvir os risos nos fez experimentar uma alegria e uma sensação maravilhosa de dever cumprido", comentou a aluna do curso, Viviane Ferreira Andrade.
A avaliação da instrutora ainda não ficou pronta, mas se a nota estiver relacionada com o divertimento das crianças as médias serão muito altas. "Está aprovado. É só olhar para as crianças para ver como elas estão se divertindo nos brinquedos. Na verdade, elas passam muito tempo na creche e para elas é muito bom ter uma tarde diferente para se divertir e receber esse carinho", conta Almir, idealizador da creche que já é reconhecida pelo trabalho social desempenhada com crianças da capital e municípios próximos.
O curso que formou a turma de organizadores de eventos foi oferecido em Aracaju graças à parceria entre a Fundat (Fundação Municipal de Formação para o Trabalho), órgão vinculado à Semfas (Secretaria Municipal da Família e Assistência Social) e o Sest/ Senat. O curso possui carga horária de 180 horas e habilita os alunos para planejar, organizar, executar e avaliar eventos sociais, como casamentos, aniversários, bodas, dentre outros, respeitando medidas de segurança e atuando com responsabilidade socioambiental.