Esta quinta-feira, 5 de dezembro, foi de mutirão de serviços da Prefeitura Municipal de Aracaju no conjunto Sol Nascente. As Empresas Municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb) levaram seus profissionais às ruas e praças da região para realizarem trabalhos de melhoria e manutenção.
Os serviços de varrição, roçagem, capinação, recolhimento de lixo e entulho, poda e pintura de guias foram executados por mais de 120 agentes de limpeza. Caminhões tipo caçamba, tratores e retroescavadeiras dão suporte às equipes da Emsurb. Já a Emurb compareceu com cinco equipes de asfaltamento e desobstrução de bocas-de-lobo.
"As reclamações que mais chegam aos ouvidos do gestor são relacionadas à saúde, transporte, buraco e lixo. Quando eu falo lixo não sobre coleta, que funciona bem, nem sobre o destino final, que graças a deus já foi resolvido, é o acúmulo de lixo em alguns pontos. Então, em reunião entre a administração, Emurb, Emsurb e a Comunicação, decidimos modificar a estratégia de dispersar as equipes por regiões e concentrá-las aqui no Sol Nascente para uma experiência", explicou o prefeito em exercício, José Carlos Machado.
Segundo o gestor, as equipes só deixarão o bairro depois que os principais problemas, considerados fundamentais, estiverem resolvidos. "Naturalmente vamos avaliar todo o processo após o término da ação, mas acredito que essa mudança na logística vai propiciar bons resultados. Essa concentração tem todas as condições possíveis de atingir o efeito desejado porque temos o know-how, temos tecnologia, capacidade e entusiasmo. O que falta é encontrar uma logística que funcione com excelência".
Para o padre Paulo Lima, administrador paroquial, a ação ressalta a qualidade de vida da cidade. "É importante que se façam sempre esses mutirões. É louvável essa iniciativa da municipalidade, vamos poder circular em ruas mais alegres, limpas e sem buracos", afirmou o religioso.