Agentes de endemias de Aracaju recebem novas camisas e participam de atualização

Saúde
05/12/2013 18h30
Início > Noticias > 57162

Um evento de atualização sobre controle da raiva seguido da entrega de novas camisas de trabalho envolveu agentes de endemias que trabalham na Secretaria da Saúde de Aracaju. Os servidores que atuam no combate à dengue e nos programas do Centro de Controle de Zoonoses estiveram reunidos no auditório do Hospital Veterinário Dr. Vicente Borelli onde aconteceram palestras e também a abertura oficial do encontro com a presença da secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis.

A secretária afirmou que a parceria entre a Saúde de Aracaju e a Faculdade Pio X representa um marco para ações de treinamento e planejamento que terão início em  2014. “Agradecemos pela receptividade desta instituição de ensino que tem sido uma parceira em defesa de uma saúde com mais qualidade. Acredito que os agentes de endemias já prestam um excelente trabalho a população, em especial nas ações de combate à dengue provam isso. Aracaju é um dos poucos municípios do Nordeste sem surto da doença este ano e com os melhores índices de redução da infestação. Com o treinamento teórico e prático em diversas áreas de atuação, serviços ainda melhores poderão ser levados a população”, destacou.

Goretti Reis acrescentou que em breve a prefeitura vai oficializar outra meta da gestão que é a nova padronização dos processos de compra do fardamento dos agentes. O Projeto de Lei em breve vai ser encaminhado para Câmara Municipal, defendendo o repasse de valores financeiros na folha de pagamento dos próprios agentes que poderão adquirir a farda contendo calças, mochilas, bonés e camisa em empresas cadastradas, reduzindo assim os transtornos em se conseguir roupas adequadas aos serviços.

A diretora de  Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, também agradeceu o apoio da faculdade e destacou que a Saúde de Aracaju avança realizando importantes campanhas de prevenção e  promoção de saúde onde os agentes são atores fundamentais, atuando nas comunidades e bairros da cidade. “Continuem dedicados e trabalhando com empenho”, disse a diretora aos agentes de endemias.

Durante o encontro, o diretor do Hospital Veterinário e professor das disciplinas de doenças infeciosas Emerson Israel Mendes palestrou sobre raiva. O diretor também reforçou que parceria entre a Faculdade e a Saúde de Aracaju reafirma a preocupação social que a instituição tem para com o  zelo pela  saúde dos animais e também das pessoas. “A atualização e os cursos serão trocas de conhecimentos entre a faculdade e esses profissionais que já tem a vivência da prática em saúde pública. Vamos abordar temas importantes como a linha de frente das campanhas de vacinação contra raiva, dando orientações que podem evitar acidentes com os agentes de saúde e ao mesmo tempo não machucar os animais no ato de imunizá-los, evitando assim as doenças e proporcionando animais mais saudáveis”, explicou.

Também estiveram presentes na abertura o coordenador de estágio do Curso de Medicina Veterinaria, Herminio José, a coordenadora da Vigilância Epidemiologica, Raulinna Gomes de Souza, coordenadora do CCZ, Roseane Nunes, a coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Taise Cavalcante, e a referencia técnica nas campanhas de vacinação e imunização, Débora Moura.

Entrega das camisas

Cerca de 600 camisas foram entregues aos agentes de endemias. Muitos dos servidores ficaram felizes de receber a nova vestimenta de trabalho. Este é o caso de Luzineide Menezes Miguel, que há 16 anos atua no combate às endemias. “A identificação adequada faz a diferença no trabalho de campo do agente, que se sente mais seguro para entrar nas casas das pessoas e passar as orientações”, disse.

O agente Andre Ailton Evangelista, que atua há 10 anos no bloqueio de casos de dengue, também elogiou a entrega das camisas e o evento de atualização. “A nova camisa sem dúvida é boa para nos identificar como agentes. Isso também facilita que as pessoas das comunidades onde estamos atuando confiem naquilo que estamos orientando”, disse.