Semdec participa dos 16 Dias de Ativismo Pela Não Violência à Mulher

Segurança Municipal e Cidadania
05/12/2013 17h05
Início > Notícias > Semdec participa dos 16 Dias de Ativismo Pela Não Violência à Mulher

A Secretaria da Defesa Social e da Cidadania- SEMDEC, por meio de sua secretária Georlize Teles, deu início à participação do Município de Aracaju, na campanha dos "16 dias de Ativismo em Favor da Não Violência à Mulher".

Dentro da programação está a campanha do Laço Branco, que nasceu no Canadá por iniciativa de homens que se insurgiram contra a realidade permeada de violência vivida por mulheres em todo o mundo e repercutida em mais de 150 países de forma simultânea, com um só clamor: o respeito à dignidade da mulher!

A programação teve início no último dia 25 de novembro e se estenderá até o próximo dia 10 de dezembro, conscientizando a população e discutindo o tema. A SEMDEC em parceria com o Tribunal de Justiça e OAB fizeram o ato simbólico inaugural dos 16 Dias de Ativismo no último dia 25 de novembro, no auditório da Secretaria e contou com a presença de servidores dos diversos órgãos vinculados à mesma, tendo o público masculino como alvo, a fim de que os mesmos pudessem conhecer o teor da campanha e, assim, serem agentes multiplicadores, repercutindo na sociedade em que vivem a necessidade do respeito para com a mulher, nos mais diversos aspectos.

"Construir um mundo de paz, onde todos sejam cidadãos de primeira categoria, respeitando as diferenças e tendo a percepção do outro" foi o grande apelo da secretária, ao abrir a solenidade. Na ocasião, a gestora frisou a relevância do tema e da necessidade de se por em prática uma cultura de paz e respeito, para construir um mundo mais igualitário e mais humano, onde homens e mulheres tenham seus direitos respeitados.

A OAB se fez representar pela presidente da Comissão de Defesa da Mulher, Dra. Adélia Moreira , e pela 1° secretária, Dra. Valdilene O. Martins, e o Tribunal de Justiça, também participante e apoiador do projeto, foi representado pela juíza Adelaide Moura.

Na oportunidade, Dra. Adélia Pessoa e a Juíza Adelaide Moura falaram a plateia, conclamando a todos a se envolveram na campanha. A fala de ambas foi uníssona ao reiterar a importância do engajamento de todos, da necessidade de se criar uma cultura de paz e, sobretudo, da importância de se observar os valores estabelecidos na família que, em muitas das vezes ,trata a mulher com desvalor e violência, e esse padrão adoecido e deturpado passa a ser reproduzidos na sociedade.

No ato de lançamento e conscientização, a secretaria convidou Nelson Felipe, superintendente da SMTT, Cel. Enilson Aragão, comandante da Guarda , Raimundo de Deus, diretor Financeiro da , para compor o exército cidadão da Campanha.

O superintendente da SMTT, Nelson Felipe reforçou o lema. "É momento de dar um basta, de enxergar a mulher com respeito. O cuidado com a mulher, por parte do homem, não pode extrapolar sua liberdade, não pode se transformar em cadeia, em cela, em subserviência. A mulher é o ser mais próximo de Deus, são elas que geram a vida", finalizou o diretor.