Gymnasiade coloca Guilherme Garcez como melhor do mundo no kata

Juventude e Esporte
05/12/2013 16h45
Início > Notícias > Gymnasiade coloca Guilherme Garcez como melhor do mundo no kata

As maiores promessas do esporte mundial estiveram reunidas em Brasília, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, para a realização da Gymnasiade, evento considerado como as olimpíadas escolares. Entre os jovens de todo o mundo, um aracajuano fez história: Guilherme Garcez, 14 anos, foi ouro no Kata, parte do Karatê em que se faz demonstrações de golpes. E foi o primeiro brasileiro a conquistar esse posto, já que essa foi a primeira edição dos jogos em que a modalidade fez parte.
 
Guilherme representou o Brasil e competiu contra a Argentina, México e foi para a final contra outro brasileiro. Uma experiência considerada única pelo atleta. "Foi um evento com atletas de nível altíssimo. Minha vitória foi fruto de muito treinamento, eu estava muito focado para isso. Foi importante participar, e ganhar a medalha foi motivo de um grande orgulho", disse o atleta.
 
A Gymnasiade acontece nos mesmos formatos das Olimpíadas, sendo realizada a cada quatro. Esta foi a 15ª edição e a primeira vez que o evento foi realizado na América Latina,  e reuniu 1.700 participantes de 35 países.  Organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), a execução da competição foi avaliada como positiva pelo presidente da CBDE, Antônio Hora.
 
"Existia a desconfiança se o Brasil teria condições técnicas para a realização de megaeventos esportivos. A execução da Gymnasiade deu uma segurança de que o nosso país está preparado. Tivemos recorde de medalhas, conquistamos a nossa primeira medalha na natação, além de promovermos o evento sem incidentes. A Gymnasiade foi um sucesso", comemora Hora.
 
O presidente da CBDE também ressaltou o desempenho dos sergipanos nas olimpíadas escolares. "O menor estado da federação mostrou que tem atletas de peso, com nível elevado para competir de igual para igual com atletas de todo o mundo. Entre os quatro sergipanos, Guilherme Garcez se destacou e levou medalha de ouro. Ele faz parte do Bolsa Atleta, programa da prefeitura de Aracaju, e isso mostra que a gestão municipal está no caminho certo investindo no esporte", revelou Hora.
 
O secretário Carlos Eloy acompanhou o torneio e a rodada em que Guilherme foi campeão. "Foi uma emoção poder ver o Guilherme subindo ao pódio, representando Aracaju e o Brasil. Entre tantos garotos, ele se destacou e foi considerado o melhor do mundo em idade escolar. Acompanhar essa evolução é ver que o Bolsa Atleta cumpriu o seu papel", assegurou Eloy.