Saúde Bucal de Aracaju participa de Simpósio de Odontologia

Saúde
06/12/2013 12h11
Início > Noticias > 57173

A secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis, e o coordenador da Saúde Bucal, José Guimarães Lima Neto, participaram do I Simpósio de Saúde Bucal Coletiva realizado no último dia 29. O evento que foi organizado pelo Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE), contou ainda com as participações de cirurgiões-dentistas (atuantes no serviço público de saúde), do coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Alfredo Pucca Júnior, e do assessor Técnico da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério, Edson Hilan Gomes de Lucena.

“Sabemos da importância deste evento e de como é primordial que a população saiba que oferecemos serviços nesta área em todas as 43 Unidades, além do Centro de Especialidades Odontológicas CEO (Cemar do Augusto Franco), além do plantão 24h que acontece no Nestor Piva. É preciso discutir os temas alusivos à atenção primária e à humanização do atendimento odontológico nas Unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) para que seja de conhecimento geral o que é feito para a população”, explicou Goretti.

As palestras que foram ministradas durante o Simpósio trataram de assuntos como: atuação interdisciplinar na atenção primária à saúde, estratégias e desafios do processo de trabalho no PSE, obrigatoriedade do responsável técnico no serviço público, relacionamento interpessoal entre profissionais das equipes de estratégia de saúde da família e humanização do atendimento.

Segundo o presidente do Conselho, Anderson Lessa, o evento foi de extrema importância por discutir a situação atual e os rumos da saúde bucal, inserida no SUS. Já para o Presidente da Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe, Raimundo Lima, o Simpósio foi pensado com o intuito de alinhar os profissionais que atuam no SUS. “O evento teve a finalidade de melhorar o acesso ao atendimento dos usuários, buscando também melhorias a situação dos profissionais da odontologia que atuam no serviço público em Sergipe”, disse Raimundo.

Para José Guimarães Neto, o Simpósio contribuiu ainda mais para a integração dos profissionais de saúde bucal que integram a rede SUS de Aracaju. “O evento agregou conhecimento e aumentou a interação dos envolvidos. O Simpósio ainda serviu para fortalecer o trabalho em equipe e o atendimento humanizado. Dessa forma, conseguimos ampliar as discussões da saúde coletiva, qualificando o profissional para um melhor atendimento ao usuário”, disse Neto.