Ginástica Laboral diverte funcionários da Fábrica Moinhos

Saúde
06/12/2013 16h54

Uma pausa no trabalho para uma rápida atividade física nunca é demais. Na tarde desta sexta-feira, 6, funcionários da empresa Moinhos de Trigo Indígena S/A (MOTISA) participaram da aula de ginástica laboral ministrada pelo professor de educação física da Academia da Cidade, Robson Vaqueiro durante a 30º Semana Interna de Prevenção de Acidentes (evento organizado pela empresa com a finalidade de promover a saúde dos funcionários).

O convite feito pela empresa Moinhos foi prontamente atendido pelo gerente da Unidade de Saúde Dona Jovem, no bairro Industrial, Welligton Franca, que entendeu a oportunidade como uma forma de aproximar os funcionários da entidade de saúde. “Neste primeiro momento trouxemos a Unidade para dentro da empresa, mas nosso propósito é aproximar estas pessoas de nossos serviços, fazendo com que elas vão até nossa Unidade e utilizem nossos serviços. Já tive essa mesma experiência numa antiga Unidade que gerir e vi que os resultados são satisfatórios. Esperamos a mesma resposta a partir desta ação aqui no bairro Industrial”, disse.

Segundo informou a analista de saúde ocupacional da empresa Moinhos, Sarah Costa, a oportunidade de exercitar o físico acaba se mostrando fundamental para que os funcionários observem seu próprio corpo. “Eles trabalham levando peso, em lugares altos e usam bastante o esforço físico, então a atividade laboral vem contribuir para amenizar o impacto diário destes esforços”, explicou.

De acordo com o professor Robson Vaqueiro, em apenas dez minutos de atividades a pessoa já consegue sentir uma melhora em seu desempenho. “Não existe a finalidade de fazermos essa atividade para performance. A ginástica laboral é para melhorar o condicionamento do corpo para o trabalho do dia-a-dia, onde através de exercícios físicos simples, os funcionários acabam demonstrando uma maior produtividade para a empresa”, frisou.

Para a Maria José dos Santos Paixão, que trabalha na área de limpeza, a atividade no meio da tarde teve proporcionou consciência e despertou o interesse dela em continuar se exercitando. “Certamente após as atividades nos sentimos mais preparados para voltarmos aos trabalhos, encarando o cotidiano de outra forma, com menos estresse”, concluiu.