Secretária Marlene Calumby prestigia os 35 anos da Sociedade Sergipana de Angiologia

Governo
06/12/2013 19h39

A secretária municipal de Governo, Marlene Calumby, foi uma das homenageadas durante as comemorações pelos 35 anos de criação da Regional Sergipe da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, evento realizado nesta sexta-feira, 07, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM-SE).

A secretária Marlene Calumby recebeu uma medalha de honra ao mérito em nome do esposo dela, morto há 16 anos, o médico José Calumby Filho, um dos idealizadores, fundadores e principais defensores da criação de uma regional da Sociedade Brasileira de Angiologia em Sergipe.

Em seu discurso de agradecimento, a secretária enalteceu o entusiasmo como a principal ferramenta em busca do sucesso, e de que forma a vontade e paixão de Calumby pela medicina fizeram com que a criação da Regional se tornasse realidade.

"Praticamente, vi a Sociedade de Angiologia ser criada dentro de nossas casas. Calumby foi um profissional que não mediu esforços para que isso acontecesse. Quantas vezes ele chegou a receber como pagamento por cirurgias quadros e até galinhas. Ele não se importava em ajudar a população mais necessitada. Foi um sergipano que honrou a carreira médica, e sempre lutou pelo aperfeiçoamento e desenvolvimento da cirurgia vascular no Estado. É minha função, até mesmo com orgulho de cidadã, manter viva a memória dele", ressaltou Marlene Calumby.

Na ocasião, também foi entregue aos presentes o livro idealizado pelo atual presidente da Regional Sergipe, José Aderval Aragão, e pelo também angiologista Walbert Martins Carvalho, sobre os 35 da instituição.

"Embora a Angiologia e a Cirurgia Vascular seja uma área do conhecimento médico com identidade e autonomia próprias relativamente recentes, visto que se emancipou da Cirurgia Geral há aproximadamente trinta ou quarenta anos, ela surgiu em Sergipe com uma sociedade específica há 35 anos, o que mostra que sempre estivemos na vanguarda para o fortalecimento da especialidade no Estado", destacou o médico Aderval Aragão.

O evento comemorativo também enfatizou a utilização do tratamento de varizes com espuma em Sergipe. Essa técnica, que resulta na mistura da substância Polidocanol com uma pequena quantidade de ar ambiente, que quando injetada na veia provoca uma fibrose e causa o desaparecimento das varizes, já é adotada pelo Hospital de Cirurgia, e oferecida à comunidade do município de Aracaju pelo Sistema Único de Saúde (SUS).