Prestigiando a abertura da Copa Brasil Escolar de Futebol Feminino, o prefeito em exercício, José Carlos Machado, compareceu na noite de ontem, 08, ao Hotel Prodigy, no município Barra dos Coqueiros, onde estudantes de 11 estados mais o Distrito Federal participam da primeira edição dos Jogos. A competição é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) com parceria do Ministério do Esporte. Os jogos acontecem na Universidade Tiradentes Campus Farolândia até o dia 14 desse mês.
Os investimentos em turismo estão transformando Aracaju em um dos destinos mais requisitados para a realização de eventos esportivos. De acordo com o José Carlos Machado, além do intercâmbio cultural, eventos como a Copa Brasil Escolar possibilitam que os participantes conheçam as potencialidades turísticas da capital sergipana e, como consequência, divulgá-las em outros estados. Para tanto, Aracaju já conta com o maior complexo de quadra de tênis ao ar livre do Brasil, na Orla da Atalaia.
O prefeito em exercício ainda destacou que "João Alves tem um projeto extremamente ambicioso que é transformar Aracaju na capital do esporte amador do Brasil. Por causa disso, construiremos a arena multiuso na Orlinha da capital e sediaremos outros eventos esportivos, como é o caso dos Jogos universitários brasileiros e em 2015 o Mundial de Vôlei de Praia estudantil".
Para Machado, a Copa Brasil Estudantil de Futebol Feminino é um evento extremamente importante e que Aracaju corrobora os investimentos que fizemos na desde que o prefeito João Alves Filho assumiu a gestão municipal proporcionando o desenvolvimento do esporte e do turismo local.
Coordenadora da área do futebol feminino e representando o Ministério do Esporte, a ex-atleta da seleção brasileira conhecida como Michael Jackson, disse que o projeto de realizar uma copa de futebol feminina sub-17 escolar é uma pareceria com a CBDE. "Espero que a competição ocorra de forma plena, pois é o início de muitas outras que realizaremos. Essa é também uma oportunidade de difundir o esporte feminino que deve estar em todos os lugares principalmente nas escolas e universidades", destacou.
De acordo com o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, o calendário 2013 da Confederação chega à reta final realizando a Copa Brasil Escolar de Futebol Feminino. "A Michael Jackson nos chamou com o pedido de incentivar o futebol feminino. Estamos lançando esse projeto pela primeira vez em Aracaju e tenho certeza que será um grande sucesso".
Estimulando ainda mais a realização de eventos esportivos na capital, o secretário da Juventude e do Esporte, Carlos Eloy, não tem medido esforços para que Aracaju consiga fomentar ainda mais a economia local com a realização de eventos esportivos. "O prefeito João Alves Filho vislumbrou essa possibilidade no Campeonato Mundial de Vôlei de Areia estudantil, realizado esse ano na Manfredônia (Itália). Uma cidade que investiu maciçamente nesse setor e conseguiu reverter a crise financeira que passava. Por isso, damos todo o apoio para a realização de grandes eventos como esse", garantiu Eloy.