Atletas de Jiu-jitsu participam de seminário no Centro de Treinamento da GMA

Guarda Municipal
09/12/2013 19h02
Início > Notícias > Atletas de Jiu-jitsu participam de seminário no Centro de Treinamento da GMA

O Centro de Treinamento (CT) da Guarda Municipal de Aracaju reuniu no último sábado, 7, diversos atletas de jiu-jitsu da capital em um seminário ministrado pelo mestre Cícero Costha, referência na arte marcial no país. O evento, que foi resultado da parceria entre a GMA e a equipe Nova União, promoveu o intercâmbio de técnicas e combates da conhecida arte suave.

Segundo um dos coordenadores do CT, o guarda municipal (GM) Fábio Fontes, a GMA cedeu o espaço para a realização do evento e, em contrapartida, cerca de 20 GMs que treinam jiu-jitsu no CT participaram do seminário. "Esse evento é importante porque proporciona mais conhecimento para os praticantes. O GM que é conhecedor de artes marciais leva consigo as técnicas não letais para atuação no trabalho", opinou o coordenador.

O organizador do evento, Erick Danilo mostrou-se bastante satisfeito com a parceria. "Trouxemos o mestre Cícero porque ele vem se destacando com uma equipe grande e forte, que arrebata muitas medalhas, além da trajetória dele no Jiu-Jitsu. E essa parceria com a GMA foi ótima, pois já percebo que podemos realizar vários projetos, um deles é a Copa Guarda Municipal de Jiu-jitsu, que posteriormente apresentarei a proposta ao responsável pelo CT. Queremos movimentar o jiu-jitsu no estado", revelou.

O mestre Cícero que é dono de um vasto currículo na luta, à qual se dedica desde 1998, é faixa preta, 3º dan, tem a própria equipe em São Paulo e contou que esta é a segunda vez que dá aula para atletas da área de segurança. "O jiu-jitsu, na verdade, é uma defesa pessoal, onde o atleta aprende a finalizar e imobilizar, com torções. É necessário treinar todos os dias para aprender bem a técnica. Já ministrei treino policial em Ipiranga(SP) e hoje, pela segunda vez estou fazendo isso em um lugar diferente, para mim é bem legal e interessante", disse.

O GM Anderson Cavalcante participou do seminário e destacou que o principal de um evento como este é a atualização do atleta. "Aqui a gente troca conhecimento com atletas de vários níveis, possibilitando um maior desenvolvimento no jiu-jitsu. A arte marcial dentro da segurança é importante porque proporciona mais confiança ao agente, pois o treinamento deixa-o preparado para se defender e não machucar terceiros", concluiu.