O vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, prestigiou na noite de ontem, 9, a outorga da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar concedida em sessão solene, na Assembleia Legislativa, ao deputado estadual alagoano Inácio Loyola Damasceno. O deputado, que já havia recebido o Título de Cidadão Sergipano, foi homenageado com a maior honraria que um legislativo estadual pode oferecer. Seus laços fraternos para com o Estado e por sempre enaltecer Sergipe, foram fatores que contribuíram para a entrega da comenda.
Em 2002 o vice-prefeito, enquanto deputado estadual, foi autor da propositura que outorgava ao deputado Inácio Loyola o Título de Cidadão Sergipano. “Na época, o projeto foi aprovado por unanimidade e hoje, durante a sessão solene com a presença de mais da metade dos parlamentares que prestigiaram a honraria concedida a Loyola, apenas comprova o prestígio que o deputado alagoano e da profunda amizade que ele tem com o Parlamento sergipano. Loyola tem profundas raízes em Sergipe, pois estudou no Atheneu Sergipense na década de 70. Fui representando o prefeito João Alves com muito orgulho e por entender que a homenagem é muito justa”, ressaltou Machado.
A comenda foi uma iniciativa do deputado Arnaldo Bispo e aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo. Após as homenagens feitas pelo deputado sergipano, que expôs a passagem de Inácio Loyola por Sergipe e suas peculiaridades com o futebol sergipano, Arnaldo Bispo destacou que o título concedido ao deputado alagoano é apenas o reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pelo homenageado que sempre dignifica Sergipe.
De acordo com Inácio Loyola, o Título de Cidadão Sergipano em 2002 e agora a Medalha do Mérito Parlamentar foram as duas homenagens mais importantes de sua vida. “Tenho uma ligação com Sergipe muito forte. Carrego dentro de mim duas paixões: Alagoas e Sergipe. O sergipano é amigo, hospitaleiro e probo, sendo um exemplo para o Brasil. Passei parte da minha juventude em Aracaju e cultivo grandes amizades até hoje”, destacou o deputado alagoano que agradeceu ao vice-prefeito por tê-lo homenageado pela primeira vez transformando-o em sergipano de fato e de direito.