Guarda Municipal e Abrigo Nova Vida firmam parceria

Guarda Municipal
10/12/2013 18h11
Início > Noticias > 57223

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) firmou uma parceria com a casa de acolhimento "Abrigo Nova Vida" para que cinco dos adolescentes assistidos pela instituição pratiquem atividades esportivas no Centro de Treinamento da GMA. As modalidades oferecidas aos meninos foram judô e xadrez.

A parceria entre as instituições surgiu por sugestão de um dos GMs que trabalha na unidade, e falou sobre as atividades que o CT oferecia.  "Sentamos, conversamos e percebemos que era possível casar a iniciativa da Guarda com a necessidade do Abrigo e ai nós conseguimos organizar horário, organizar essa parceria que é muito importante para nós porque a parte esportiva é o que está sendo ofertado, e, no caso o judô, contribui muito para a organização da casa, dá ideia de disciplina além de ser algo lúdico e prazeroso, além do xadrez que irá ajudar a desenvolver o raciocínio", falou o coordenador do Abrigo, Edilberto Sousa.

Essa iniciativa é importante para a GMA porque traz a corporação para o lado social e a aproxima desses adolescentes que tem certa dificuldade com os agentes que compõe a segurança pública. O tenente Jonatas Souza, diretor adjunto da GMA, falou da importância dessa parceria. "A Guarda Municipal firmou uma parceria com o Abrigo Nova Vida justamente com o objetivo de tentar perpetrar uma conduta de paz, uma cultura da não violência e entendemos que a realização e promoção dessa cultura não se dá apenas por intervenções ostensivas e operacionais. Pode-se fazer também com um viés social e assim  efetivamos essa parceria mais especificamente entre o Abrigo e o nosso Centro de Treinamento, em que por meio do esporte, mais especificamente o judô e o xadrez, a gente possibilita a esses adolescentes a disseminação da disciplina. Estamos estudando a possibilidade de abrir para outras modalidades esportivas também".

O coordenador do Abrigo também falou sobre a parceria. "Entendo que é muito proveitosa e exitosa. É uma parceria que está se iniciando, mas que aparentemente terá bons frutos. Eu digo isso por conta da empolgação dos meninos que é muito boa. Então, para nós, essa iniciativa da Guarda Municipal está sendo muito valorosa, principalmente por poder estar participando desse momento."

O abrigo está ligado à Secretaria Municipal da Família e Ação Social e atende menores do sexo masculino que foram encaminhados pelo conselho tutelar ou pela justiça. Atualmente, vinte meninos são assistidos.