"Hoje eu ainda não tinha comido, ainda bem que vocês chegaram" foi com essa frase que a senhora Vera Lúcia dos Santos, que já vive nas ruas de Aracaju há cerca de 20 anos, recebeu na noite desta terça-feira, 10, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e os Anjos Couch Surfing/Aju em mais uma edição do Sopão Solidário e Campanha do Agasalho. Desta vez, a ação levou comida, roupa e esperança para as pessoas em situação de vulnerabilidade dos bairros Santos Dumont, Jabutiana e Centro.
Solidariedade, humanismo e amor ao próximo. Estes são os sentimentos que fizeram um grupo de amigos se unirem para ajudar pessoas. "O nosso grupo já existe há algum tempo, nos reunimos para a prática esportiva e também recebemos nas nossas casas, "para ficar no nosso sofá" - por isso o nome "Couch surfing"- pessoas que estão de passagem pela cidade para uma espécie de intercâmbio. Recentemente percebemos que podíamos ir além e mobilizamos na internet doações para os atingidos pelas enchentes de Novembro e criamos a Campanha do Agasalho", explicou Renata Azevedo que faz parte do grupo.
Os amigos, ao saberem da iniciativa da Guarda Municipal de Aracaju, com o Sopão Solidário, viram uma oportunidade de parceria. "Foi para unir forças e levar atenção ao nosso semelhante que buscamos essa parceria com a Guarda de Aracaju para fazer o bem a quem tem um pouco menos do que nós. A situação de quem perdeu tudo com as chuvas é muito triste e qualquer um de nós está sujeito a passar por isso. Agora, somos um projeto só", ressaltou Renata Azevedo.
Para o diretor geral da GMA, coronel Enílson Aragão, ações de envergadura social visam mostrar o caráter de uma instituição que nasceu voltada para a cidadania como é o caso das Guardas Municipais. "A Guarda Municipal de Aracaju vem fazendo uma série de ações com o fito de reduzir a violência na nossa Capital e isso não se faz apenas com o trabalho ostensivo/repressivo, mas principalmente com o preventivo. Com esse trabalho social nós atendemos um pouco da necessidade dessas pessoas que são carentes, disponibilizando alimentos, roupa, calçados, isso faz com que elas se sintam cidadãs, isso também contribui para a redução da criminalidade".
Iniciativas sociais não fazem bem somente a quem recebe o carinho, o alimento e a roupa, é o que afirma o Guarda Municipal (GM) Bispo. "Fazer o bem é muito gratificante. Sinto muito orgulho em fazer parte de uma instituição como a Guarda Municipal de Aracaju que olha para o próximo e leva esperança às pessoas carentes. Na próxima oportunidade, levaremos também móveis para amenizar o sofrimento de quem perdeu tudo com as chuvas".
Mãos Amigas
A solidariedade da GMA não para. Além de continuar com a Campanha do Agasalho, a instituição, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), está apoiando a EQUIPE AZUL do projeto "Mãos Amigas", da TV Sergipe. Quem quiser ajudar qualquer uma das ações, pode levar roupas, calçados, móveis, alimentos não perecíveis e materiais de limpeza à sede da GMA, situada no Parque da Sementeira. As doações podem ser entregues entre as 8h da manhã e às 17h.