Um encontro com os livros, leituras e seus personagens. Assim pode ser descrita a solenidade de entrega dos kits de livros de literatura, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed), que aconteceu na manhã desta terça-feira, 10, no Auditório Antônio Vieira da Silva Neto, anexo a EMEF Presidente Vargas.
Serão beneficiados ao todo os alunos de 23 escolas da rede municipal de Aracaju, mas na solenidade de hoje os kits iniciais foram entregues a apenas três escolas do Ensino Fundamental: Elias Montalvão, Laonte Gama e Marechal Henrique Teixeira Lott.
A professora Telma Santos, que é da Semed e que trabalha com incentivo a leitura, explicou que o Programa Direito e Cidadania consiste na distribuição de kits de livros de literatura e faz parte de um convênio da Semed com a Editora Paulus, que mantém um projeto intitulado Leia Mais.
Ainda de acordo com Telma Santos, a distribuição desses kits de livros de literatura existe em 11 Estados brasileiros e beneficia mais de 500 entidades. "O objetivo deste tipo de iniciativa é realizar diversas atividades voltadas a convivência social e ao protagonismo da criança", enfatiza.
Os kits que foram distribuídos são formados por cinco livros de literatura infantil: "Brincando com Advinhas", "Pinóquio", "Vamos ver Juntos?", "A Família da Malu" e Bullyng - Se Correr, o Bicho Pega!", que consiste é uma peça teatral infantil em um único ato.
Importância da literatura
A professora Rosângela Leite Santos, da EMEF Laonte Gama, disse que trabalha há um bom tempo com a literatura em sala de aula e garante que a mesma, proporciona aos alunos uma nova visão de mundo e sentimentos. "Sempre utilizo uma leitura leve que trabalhe o lado emotivo das crianças", observa.
Rosângela Leite destacou também, que a literatura para crianças deve ser leve para que possa levar o aluno ter o prazer de ler. "O hábito da leitura é muito importante na alfabetização, por isso, trabalho muito em sala de aula o lado lúdico e a emoções, onde os alunos se encontram", explicou.
Na avaliação da professora, muitas vezes os alunos são subestimados no sentido de que não gostam de ler. "O problema é muitas vezes eles não têm contato em casa com livros literários, como esses kits que estão sendo distribuídos hoje aos estudantes dessas três escolas", concluiu Rosângela Leita.