Um conjunto urbanístico e arquitetônico tecnicamente moderno e ambientalmente sustentável. Essas são as características da obra de urbanização das avenidas José Thomas D'Ávila Nabuco (Canal 5), e Murilo Dantas, localizadas no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia. São aproximadamente 1.830 metros de extensão de obras que englobam micro e macrodrenagem, construção de calçadas, ciclovias, conservação e plantio de árvores, restauração do pavimento do entorno, iluminação e sinalização de toda a extensão das duas avenidas.
Orçada em cerca de R$ 7,3 milhões, a obra é fruto do convênio da Prefeitura de Aracaju com o Governo Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e segue em ritmo de trabalho bastante célere. A proximidade da conclusão da obra tem transformado a paisagem urbana da área e beneficiado os moradores do Augusto Franco, que terá breve uma área urbanizada com equipamentos de saneamento básico, mobilidade urbana e um espaço para praticar exercícios físicos e atividades de lazer.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares, além da visível mudança nos aspectos urbanos ao longo das duas avenidas, outro ponto importante do investimento é que, com cobertura dos canais, antigos problemas de proliferação de insetos e outros animais causadores de doenças, já não irão mais ocorrer, contribuindo com a saúde coletiva da população.
"É de fato uma obra com múltiplas funções: urbanismo, saneamento, democratização de espaços públicos, mobilidade, acessibilidade. Enfim, trata-se de um conjunto de melhorias que mudarão a vida de quem mora ou frequenta aquele que é um dos mais populosos e tradicionais conjuntos habitacionais de nossa capital, o querido Augusto Franco", destaca Luiz Durval.